Osasquenses entram no clima da Copa
Confira a programação de atividades de comemoração do 52º aniversário de Osasco
Prefeito prestigia primeiro fim de semana de Festival de Sertanejo
Com apoio da Prefeitura, CUT Cidadã Juventude no Canaã reúne mais de 20 mil pessoas
Em quase toda parte da cidade é possível notar a torcida pelo Brasil
Solenidade, inauguração e comemoração
Organizado pelo Clube dos Cavaleiros de Osasco e com apoio da Prefeitura de Osasco
shows da cantora Negra Li e do rapper Projota agitaram o final da tarde

Outras secretarias
Notícias
Vigilância Sanitária de Osasco promove curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), realizou, mais uma vez, o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, nos dias 27 e 28 de julho, no auditório da Biblioteca Monteiro Lobato. Gratuito e realizado mensalmente, ele tem como objetivo instruir todos que manipulam alimentos em estabelecimentos comerciais sobre os padrões sanitários exigidos para o comércio, bem como garantir aos clientes alimentos saudáveis e próprios para consumo.

Com duração de 8 horas, dividido em dois dias, o curso foi ministrado por técnicos da área de alimentos da VISA e capacitou os participantes sobre organização e higiene, necessárias para garantir a qualidade e segurança dos alimentos. Também instruiu na elaboração do manual de boas práticas e os procedimentos operacionais padronizados. Os participantes assistiram palestras, vídeos, participaram de dinâmicas de grupo e esclareceram suas dúvidas sobre o assunto.

De acordo com a legislação sanitária vigente (CVS nº06/1999 e RDC 216/2004), o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é obrigatório a todos os estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos. Ter o certificado também é um dos requisitos para obter a licença de funcionamento da VISA.

Segundo a coordenadora do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária, Marta Cristina França da Silva Camillo, a iniciativa do treinamento em Osasco surgiu por conta da grande demanda de denúncias que a VISA recebia. “Resolvemos investir mais em um dos principais papéis da vigilância sanitária: o de educador, ao invés de apenas punir. Após esta ação obtivemos excelentes resultados, com a diminuição de denúncias e das autuações”, enfatizou. “O curso já repercute em outros municípios, que solicitam mais detalhes para possível implantação”, comentou.

Para Eduardo Alves, técnico em vigilância sanitária, o curso é de extrema importância já que a manipulação de alimentos lida diretamente com a saúde e a vida das pessoas. “Os comerciantes e funcionários de estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos devem ficar atentos à fiscalização sanitária, a fim de proteger e promover a saúde dos consumidores que utilizam seus produtos”, destacou.

São oferecidas 40 vagas mensalmente e a inscrição é realizada pelo telefone 3699-8941 ou diretamente na Vigilância Sanitária localizada na Avenida Tenente Avelar Pires de Azevedo, 330 - Centro – Osasco.

Milene Soares de Carvalho

Secretaria de Saúde de Osasco