Confira os destaques da semana da Agência Secom de Notícias
Osasquenses entram no clima da Copa
Confira a programação de atividades de comemoração do 52º aniversário de Osasco
Prefeito prestigia primeiro fim de semana de Festival de Sertanejo
As principais notícias, os fatos mais relevantes e as matérias mais lidas da semana
Em quase toda parte da cidade é possível notar a torcida pelo Brasil
Solenidade, inauguração e comemoração
Organizado pelo Clube dos Cavaleiros de Osasco e com apoio da Prefeitura de Osasco

Outras secretarias
Notícias
Vigilância Sanitária de Osasco promove curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), realizou, mais uma vez, o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, nos dias 27 e 28 de julho, no auditório da Biblioteca Monteiro Lobato. Gratuito e realizado mensalmente, ele tem como objetivo instruir todos que manipulam alimentos em estabelecimentos comerciais sobre os padrões sanitários exigidos para o comércio, bem como garantir aos clientes alimentos saudáveis e próprios para consumo.

Com duração de 8 horas, dividido em dois dias, o curso foi ministrado por técnicos da área de alimentos da VISA e capacitou os participantes sobre organização e higiene, necessárias para garantir a qualidade e segurança dos alimentos. Também instruiu na elaboração do manual de boas práticas e os procedimentos operacionais padronizados. Os participantes assistiram palestras, vídeos, participaram de dinâmicas de grupo e esclareceram suas dúvidas sobre o assunto.

De acordo com a legislação sanitária vigente (CVS nº06/1999 e RDC 216/2004), o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é obrigatório a todos os estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos. Ter o certificado também é um dos requisitos para obter a licença de funcionamento da VISA.

Segundo a coordenadora do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária, Marta Cristina França da Silva Camillo, a iniciativa do treinamento em Osasco surgiu por conta da grande demanda de denúncias que a VISA recebia. “Resolvemos investir mais em um dos principais papéis da vigilância sanitária: o de educador, ao invés de apenas punir. Após esta ação obtivemos excelentes resultados, com a diminuição de denúncias e das autuações”, enfatizou. “O curso já repercute em outros municípios, que solicitam mais detalhes para possível implantação”, comentou.

Para Eduardo Alves, técnico em vigilância sanitária, o curso é de extrema importância já que a manipulação de alimentos lida diretamente com a saúde e a vida das pessoas. “Os comerciantes e funcionários de estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos devem ficar atentos à fiscalização sanitária, a fim de proteger e promover a saúde dos consumidores que utilizam seus produtos”, destacou.

São oferecidas 40 vagas mensalmente e a inscrição é realizada pelo telefone 3699-8941 ou diretamente na Vigilância Sanitária localizada na Avenida Tenente Avelar Pires de Azevedo, 330 - Centro – Osasco.

Milene Soares de Carvalho

Secretaria de Saúde de Osasco