Assistência Social retoma aulas de LIBRAS

  Assistência Social

Texto: Marco Borba
Imagem: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhou no sábado, 11/9, a aula inaugural do curso de LIBRAS para Todos (Língua Brasileira de Sinais), oferecido pela Secretaria de Assistência Social a pessoas com deficiência auditiva. O evento aconteceu no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Avenida Marechal Rondon, 263, Centro) e marca a retomada das atividades após a suspensão no ano passado em razão da pandemia do coronavírus.

Na cerimônia de retomada das atividades houve uma homenagem ao ex-professor do curso, Sérgio Medina de Oliveira, falecido recentemente.

Na última turma que se formou, em 2019, 554 alunos participaram do curso, que tem quatro meses de duração. São duas turmas por ano. A aulas presenciais acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e seriam retomadas na segunda-feira, 13/09, seguindo os protocolos de distanciamento em razão da pandemia. Ouvintes que queiram aprender também podem participar do curso, ministrado desde 2010.

“Este é mais um dos nossos projetos de inclusão das pessoas e o trabalho é feito por profissionais que têm o verdadeiro compromisso com o ensino, com a inclusão. O professor Medina foi muito especial nesse trabalho para todos nós, para a assistência social da cidade. Estava sempre alegre, disposto a fazer o seu melhor. Vamos trabalhar para continuar sempre melhorando o trabalho de inclusão em Osasco”, disse Rogério Lins.

“A comunicação por LIBRAS é fundamental não apenas para as pessoas com deficiência auditiva, mas a toda a sociedade, porque a pessoa que não ouve está inserida no ambiente familiar e social”, comentou o secretário de Assistência Social, José Carlos Vido.

A Língua Brasileira de Sinais é a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual e motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Osasco conta com dois Centros Especializados em Reabilitação (CER), um no Jardim Cipava (Edmundo Campanhã Burjato), na zona Sul, e outro na Vila dos Remédios, zona Norte, administrado pela Associação Mantenedora de Mães Especiais (AMME), organização de caráter filantrópico que desenvolve programas voltados ao atendimento de crianças, jovens e adultos com alguma deficiência física ou intelectual.

Posts Recomendados
Pular para o conteúdo