Carreta da Mamografia fica em Osasco até 18/9

  Saúde

Texto: Lucas Pedrosa
Fotos: Marcelo Deck

Na quarta-feira, 8/9, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, visitou a Carreta da Mamografia do programa estadual “Mulheres de Peito”, que permanecerá na cidade até o dia 18/9. O veículo, que foi trazido ao município por meio de uma parceria com o governo do Estado, está estacionado em frente ao Shopping União, na Avenida dos Autonomistas, altura do número 1400.

A iniciativa tem como objetivo incentivar a realização de mamografias para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Além do mamógrafo, a carreta possui uma equipe multidisciplinar, o que inclui técnicos em radiologia e profissionais de enfermagem.

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos não precisam apresentar pedido médico. Basta comparecer ao local com RG e Cartão do SUS. Fora dessa faixa etária, a munícipe deve ter a solicitação médica, que pode ser tanto da rede pública ou particular.

Em Osasco, os exames na carreta da mamografia são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (50 senhas são distribuídas), e aos sábados, das 8h às 12h (25 senhas são distribuídas).

Após a realização da mamografia, as imagens são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem e em até três dias o laudo é emitido. Feito isso, caso seja identificada alguma alteração no exame ou suspeita de câncer, a Secretaria Municipal de Saúde entra em contato com a munícipe para que ela seja encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares e acompanhamento com médico especialista.

É importante que as mulheres façam o exame e previnam-se contra o câncer de mama”, disse o prefeito Rogério Lins em visita a carreta.

Moradora do bairro da Vila Yara, Raimunda Alves, 53 anos, aprovou a parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura. “Eu achei maravilhoso. Achei muito importante, porque estou sem convênio devido à pandemia e eu precisava fazer esse exame. Quando eu vi que a carreta ia estar aqui, eu decidi que viria no primeiro dia”, contou a munícipe que faz parte do grupo prioritário de atendimento.

O CÂNCER DE MAMA

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que em 2021, 66.280 pessoas sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença causa multiplicação desordenada de células anormais da mama e forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

  • Alterações no bico do peito (mamilo);

  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA)

CALL CENTER

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos e que estão há mais de dois anos sem realizar mamografias também podem marcar os exames sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pela central telefônica do programa.

Para agendar, basta telefonar para 0800-779-0000. O agendamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Neste caso, os exames não são realizados nas carretas, e sim em um dos cerca de 200 serviços com mamógrafo do SUS de SP.

O call center é uma iniciativa complementar às carretas-itinerantes, que tem como objetivo rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção da doença.

Posts Recomendados
Pular para o conteúdo