Centros de Inclusão Digital (CIDs) oferecem curso gratuito de informática

Cidadão, Educação, Osasco

Texto: Talita Castro

Imagens: Leandro Palmeira

A Prefeitura de Osasco, por meio do Departamento de Qualificação Profissional, Inclusão Social e Produtiva, vinculado à Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETR), oferece o curso de Informática Básica nos Centros de Inclusão Digital (CIDs), que funcionam em onze endereços, além de duas carretas itinerantes.

As carretas itinerantes, batizadas de CID Móvel, estacionam em bairros pré-selecionados durante dois meses, oferecendo cursos gratuitos de duas horas, sempre de segunda e quarta (manhã e tarde) ou terça e quinta (manhã e tarde), num total de 40 horas. Os alunos aprendem desde digitação, produção de texto no Word, formatação de texto, gráfico, slide e currículo.

Nas sextas-feiras, os alunos têm aula livre para que possam realizar trabalhos ou atualização do currículo, já que os CIDs proporcionam acesso livre à internet. Israel Alves da Silva, 44 anos, disse que o curso serve como reciclagem. “Sempre realizo cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. Acho muito importante esse curso de computação para atualizar o currículo, porque preciso estar em sintonia com o mercado de trabalho”.

Os interessados em fazer o curso devem se dirigir até o CID mais próximo da sua residência, portando os documentos pessoais e comprovante de endereço para fazer a inscrição.

As carretas estão estacionadas em dois endereços atualmente: Avenida Estados Unidos, 261, no Jardim Nova América, próximo à Igreja Nossa Senhora da Glória, na zona Sul, e na Rua Alberto Xavier de Toledo, s/nº, Jardim Baronesa, próximo à Emef Escultor Victor Brecheret, na zona Norte.

Os endereços dos 11 Centros de Inclusão Digital

Vila Vicentina – Rua Antônio Russo, 67

Km 18 – Caps Adulto (Avenida Sport Club Corinthians Paulista, 191)

Jardim Bonança – Rua Doutor Miguel de Campos Junior, s/nº