Com escolas adaptadas, Osasco retoma aulas presenciais

Texto: Lucas Pedrosa
Fotos: Marcelo Deck

Após um ano e quatro meses, Osasco retomou na quarta-feira, 4/8, as aulas presenciais na rede municipal de ensino. Em março de 2020, os mais de 70 mil alunos tiveram que deixar de frequentar o ambiente escolar por conta da pandemia de coronavírus. Agora, com mais de 85% dos adultos com mais de 18 anos da cidade vacinados com ao menos uma dose, os alunos voltam às escolas, que inicialmente funcionarão com 50% da capacidade.

Todos os equipamentos escolares foram adaptados e receberam identidade visual sobre a importância do distanciamento social e o uso da máscara.

Com o secretário de Educação, Cláudio Piteri, o prefeito Rogério Lins esteve na EMEF General Antônio Sampaio, em Quitaúna, para acompanhar a chegada dos alunos do período da manhã.

Para evitar aglomerações, a entrada dos estudantes foi escalonada por séries e horários: às 7h entram os do 5º e 4º anos, às 7h30 os do 3º e 2º anos, e às 8h os do 1º ano. Além disso, o uso de máscara é obrigatório, bem como aferição de temperatura na portaria.

“Muitas crianças e os pais estavam ansiosos por esse dia. Estamos fazendo essa retomada com muita responsabilidade e planejamento. Em breve, 100% dos alunos estarão nas escolas, que é o ambiente que eles merecem”, disse o prefeito Rogério Lins.

Odete de Souza, mãe de Pietra, aluna do 2º ano, contou que a filha não via a hora de chegar esse dia: “minha filha estava muito ansiosa e ficou muito feliz quando soube que viria para a escola. Já estava na hora, porque as crianças não podiam mais ficar fora da sala de aula. A perda para eles foi muito grande”, avalia.

Nas escolas municipais, o retorno presencial acontece no momento em que todos os professores e funcionários da educação escolar já estão vacinados com a segunda dose. Além disso estão preparados para receber e orientar os alunos sobre os cuidados de prevenção à disseminação do novo coronavírus.