Enxadristas osasquense são destaque em competições

Por: Giane Vieira

Imagem: Arquivo Serel/PMO

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (SEREL), através da Escola de Xadrez França Garcia, participou de três torneios de Xadrez no último final de semana de fevereiro e novamente os enxadristas osasquenses foram destaque nas competições.

É o caso de Henrique Muniz, de apenas oito anos, que venceu com 100% de aproveitamento na categoria A, composta por 18 enxadristas de mesma idade, na Etapa Online.

Em Aparecida de Goiânia, cidade de Goiás/GO, no torneio presencial de três dias (sexta a domingo), com a participação de 66 enxadristas, dentre eles quatro grandes mestres, o mestre Neuris Delgado foi o único a somar 5.5 pontos em 6.0 possíveis, sagrando-se campeão.

O enxadrista osasquense, Ramon Santana, 16 anos, só perdeu uma partida, para o grande mestre e vice-campeão do evento, André Diamant, e teve 61,7 pontos de rating FIDE e levou o prêmio de melhor jogador sub-1800, classificando-se em 11º lugar.

Vítor Carvalho, 12 anos, teve uma excelente atuação, ganhando 137,6 pontos de rating FIDE e, de quebra, ganhou a categoria sub-1600, classificando-se em 14º lugar.

Na 1ª etapa do Circuito Online de Osasco, disputada por 38 enxadristas, foi a vez de Renan Araújo, 28 anos, levar o pódio, com 8.0 pontos em 9.0 possíveis, ganhando no desempate de Daniel Costa. Renan está classificado para a final da Schuring, com dez participantes, a ser realizada em 12 de dezembro.

As próximas etapas do Circuito Online de Osasco estão previstas para os dias 28/3, 25/4, 30/5, 27/6, 25/7, 29/8, 26/9, 31/10 e 28/11.

Todas as etapas acontecerão sempre às 19h, em nove rodadas, no ritmo de 3 minutos e mais 2 segundos de acréscimo por lance.

Nas regras gerais das etapas, o melhor enxadrista das sub-categorias de 8 a 18, os dois melhores sêniores e as duas melhores enxadristas femininas terão o direito de disputar simultânea com relógio (dez tabuleiros), contra o MI Renato Quintiliano, em competição do dia 15/12.

Os enxadristas Henrique Muniz, Vítor Carvalho, Ramon Santana e Renan Araújo são de Osasco, apoiados pelo programa bolsa-atleta da Serel. Apesar da pouca idade já são grandes nomes da modalidade”, enfatizou o secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.

Escola de Xadrez França Garcia/Osasco

Endereço: Avenida Marechal Rondon nº 260, Centro