Escolas municipais realizam festa junina em sistema drive-thru

Texto: Kelly Cerqueira
Imagem: Jefferson Souza

Com o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, diversas atividades culturais foram suspensas. Contudo, para que as festas juninas não deixassem de acontecer novamente este ano, as escolas da rede municipal de ensino de Osasco decidiram inovar e, seguindo os protocolos do distanciamento social, realizam o festejo em sistema de drive-thru, com muita comida típica, música, dança e estudos temáticos.

A escola de educação infantil CEMEI Nelly Grizi de Oliva, localizada no Jardim D’ Abril, promoveu a comemoração no dia 18/6. Os alunos, acompanhados dos pais, foram atendidos dentro dos respectivos veículos e receberam um kit com alimentos típicos da festa tradicional.

“Com essa pandemia tivemos que reinventar. Respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos de saúde, entregamos o kit junino para cada aluno. Nossa intenção é manter viva a tradição e fazer com que professores e alunos matem um pouco as saudades entre si”, destacou a diretora da unidade escolar, Luciana Gomes Barboza, que tem em sua unidade educacional 188 alunos distribuídos no berçário, maternal e jardim.

No clima da festa, alguns pais foram caracterizados com seus filhos, que não esconderam o entusiasmo. “Muitas crianças estavam entediadas em casa por tanto tempo e vir aqui, mesmo que de passagem, foi um respiro para elas”, comenta Claudilene de Almeida Souza, que acompanhou os filhos Fernando de A. Souza e Miguel de A. Souza.

O secretário de Educação, José Toste Borges, tem visitado os drives juninos e destacou a importância das festividades brasileiras: “Essa celebração consiste em uma valiosa fonte para que os professores ensinem conteúdos relativos a diferentes disciplinas. Além disso, a festa junina contribui para desenvolver habilidades emocionais nos alunos e estimula competências importantes para a sociabilização. O trabalho com elementos de culturas e regiões diferentes permite desenvolver a empatia e a noção de alteridade, bem como a tolerância dos estudantes”.

Posts Recomendados