Estudo aponta Osasco no topo do empreendedorismo

  Finanças

Imagem: Arquivo Secom

Ações administrativas desburocratizadas, fácil acesso ao crédito, boa infraestrutura urbana e a renda média da população (3,3 salários mínimos) colocam Osasco em posição de destaque para investimentos. É o que aponta o estudo “ A estrada para Crescer”, feito pela agência Virtù em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP) e apoio do Grupo CCR. De acordo com o índice de Cidades Empreendedoras (2020), o município, que conta com cerca de 700 mil habitantes, ocupa o terceiro lugar no ranking geral.

O estudo identifica os desafios e oportunidades do cenário social, econômico e fiscal de dez municípios paulistas e aponta vocações econômicas e vulnerabilidades sociais, financeiras e fiscais dessas cidades com o intuito de sugerir caminhos para a retomada do crescimento.

Osasco é o segundo maior PIB do estado e o oitavo do Brasil – 76,6 bilhões de reais. Entre os anos de 2002 e 2018, o crescimento médio ficou em 6%, puxado pelo setor de serviços, que responde por 94% do PIB local.

De acordo com o estudo, no quesito inovação e dinamismo econômico do ranking de competitividade do CLP, Osasco aparece na terceira posição no Estado. No Brasil, está em quinto.

A boa infraestrutura urbana e fácil acesso às marginais do Tietê e do Pinheiros e principais rodovias do Estado também contribuíram para a chegada de novas empresas, como DHL, Mercado Livre, Ifood, B2W e Camil Alimentos.

Os bons números se repetem também na educação básica: 92% dos jovens, de 6 a 14 anos, estão na escola – a média entre as 405 cidades analisadas pelo ranking de competitividade do CLP é de 79%. A cidade também conta com bons índices de saneamento. Os moradores contam com água encanada e serviço de coleta de lixo e 93,8% residem em locais com sistema de esgoto.

O levantamento indica ainda que é fundamental que a população tenha acesso aos dados públicos, para que possa acompanhar as iniciativas da Administração Pública e cobre melhorias.

Em Osasco, a população pode conferir os dados públicos (obras e projetos em andamento) na plataforma online Osasco Visão 360 e também dar sugestões e apresentar suas demandas por meio de consultas online. O acesso às duas ferramentas pode ser feito pelo site da Secretaria de Planejamento e Gestão, no  http://www.seplag.osasco.sp.gov.br/.

Posts Recomendados
Pular para o conteúdo