Casamento Comunitário
O Fundo Social de Solidariedade promove anualmente, no mês de Maio, o Casamento Comunitário, com o objetivo de realizar o sonho dos casais que pretendem oficializar a união conjugal, mas que não dispõem de recursos para arcar com as despesas de cartório e cerimônia religiosa.

O Fundo Social de Solidariedade providencia o encaminhamento ao Cartório responsável e promove a celebração da união matrimonial.

Campanha do Agasalho
Desenvolvida anualmente por meio da participação da sociedade civil, servidores municipais, empresariado e dotação orçamentária, para levantar recursos materiais, como roupas, agasalhos e cobertores, e os destina à população carente do município de Osasco.
O critério de distribuição:  é feito através de cadastros realizados pela equipe do Fundo Social de Solidariedade nas entidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social.
Público alvo: entidades assistenciais, comunidades carentes, igrejas, asilos, entre outros.
Pontos de arrecadação: A Campanha do Agasalho tem o objetivo de mobilizar a população osasquense para participar desta ação solidária, desta forma, contamos com uma rede de parceiros, em lugares de grande movimento, como farmácias, supermercados, escolas, universidades, condomínios e empresas públicas ou privadas. Os locais de arrecadação são divulgados no site da Prefeitura de Osasco.

Campanha de Natal
Compreende a Decoração do Boulevard e Rua Antônio Agú, no Centro, e a entrega de brinquedos.Todos os anos, a tradicional Decoração de Natal de Osasco, que já é considerada atração turística da cidade nesta época do ano, atrai milhares de pessoas e visitantes de outros municípios da região.

Em 2015 o tema adotado foi “Natal das Crianças” com a proposta de resgatar o amor ao próximo, principalmente às crianças, além de revelar o verdadeiro espírito do Natal por meio das ações de solidariedade.

Decoração Natalina é realizada no Boulevard Ulisses Dante Batiston e o viaduto Metálico. A festa, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, conta com iluminação da fachada da Prefeitura, casinha do Papai Noel e carrossel montados na Vila de Natal e apresentações de diversos grupos de Coral.

Também são iluminados o Calçadão da Rua Antônio Agú, principal polo varejista de rua da cidade e o segundo maior do Estado de São Paulo, a Avenida dos Autonomistas, além dos portais de entrada da cidade. Em 2015 foram utilizadas 1,5 milhão de micro lâmpadas de led pelas principais vias da Cidade-Trabalho.

Entrega de Brinquedos
Mais de 26 mil crianças da rede municipal de ensino com idade entre quatro meses e seis anos, foram contempladas em 2015 com um brinquedo.

Atividades desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade

* É importante destacar que todos os equipamentos médico-hospitares disponibilizados necessitam da apresentação de laudo médico.

Adaptação de cadeiras de rodas: É realizada em parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), mediante laudo médico.

Armação de óculos: mediante receita médica

Equipamentos médicos-hospitares ou materiais de apoio, que auxiliam munícipes acamados, com dificuldades de locomoção, necessidades especiais ou apoio, tais como: cadeiras de rodas, cadeira de banho, muleta e cama hospitalar, só serão disponibilizados mediante receita médica, bem como visita social.

Fraldas geriátricas e infantis para crianças portadoras de necessidades especiais:
Por meio de parceria com a Secretaria de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade são entregues fraldas geriátricas e infantis, de acordo com cadastro realizado na Secretaria de Saúde. A distribuição é feita na sede do Fundo Social.

Cesta Básica
O Fundo Social, através de dotação orçamentária e arrecadações de parceiros, atende os munícipes em situação de vulnerabilidade social, devidamente cadastrados no Fundo Social de Solidariedade. São realizadas visitas domiciliares, análise de relatório e emissão de parecer feitos pelas assistentes sociais, que buscam verificar, entre outros critérios, doença na família, desemprego, baixa renda, ou seja, dificuldades excepcionais que dependam de um auxílio extra e emergencial.

Cesta Básica para Tuberculosos
Parceria da Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade. O Cadastro é realizado na Secretaria da Saúde, através de acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A distribuição é realizada pelo Fundo Social.

Atendimento emergencial: Em situações de calamidades públicas ou emergenciais, o Fundo Social atende as famílias que perderam seus pertences em enchentes, distribuindo cestas básicas, roupas e colchões de acordo com a necessidade.

Enxoval do Bebê
Promove a Campanha Enxoval do Bebê, em parceria com a Secretária de Saúde, que indica, através do acompanhamento pré-natal, as mães que necessitam do enxoval de bebê.

*** Ressaltamos que todos os atendimentos do Fundo Social de Solidariedade de Osasco possuem critérios socioeconômicos e são voltados aos munícipes em situação de vulnerabilidade econômica e social, avaliados pela equipe de assistentes sociais deste órgão.