GCM atua para inibir pancadões e aglomerações

Guarda Civil Municipal

Texto: Talita Castro
Imagens: Arquivo Secom

A Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), da Prefeitura de Osasco, tem atuado durante o período de pandemia do coronavírus para reduzir os pancadões e, consequentemente, inibir as aglomerações de pessoas.

O efetivo, com mais de quinhentos GCM, atende todo tipo de ocorrência, mas, nesse período, registrou aumento das denúncias sobre aglomerações e sobre o funcionamento irregular dos estabelecimentos que atuam além do horário permitido, descumprindo o Plano São Paulo.

Levantamento feito pela GCM aponta que, entre janeiro e maio desse ano, as equipes atuaram em 343 ocorrências, sendo 111 pancadões, 208 operações de apoio ao Departamento de Controle Urbano e 24 em ações conjuntas com a Polícia Militar. Em todas as operações foram apreendidas mais de 200 motos irregulares.

Ainda de acordo com o levantamento da GCM, os pancadões inibidos pela tropa ocorreram com maior frequência na rua Assembleia de Deus, no Jardim Açucará, na zona Norte, na Avenida dos Trabalhadores e ruas Clóvis Assaf, Virgínia Joana da Silva e Apóstolo Felipe, no Jardim Conceição, zona Sul.

As equipes também atuaram contra pancadões no Jardim 1º de Maio, Jardim Veloso, Jaguaribe, Olaria do Nino, Recanto das Rosas, Santa Maria, Jardim Novo Osasco e Jardim São Pedro.

Para coibir os pancadões, a GCM conta com o apoio da Polícia Militar. “Fazemos rondas constantes pelos bairros que registram o maior número de reclamações e onde já coibimos os pancadões”, explica o comandante Raimundo Pereira Neto. Para ele, as festas clandestinas geram muitos transtornos. “Ficam com o som alto, gritando e tirando o sossego dos vizinhos. Também há concentração de jovens empinando motos, consumação de drogas e o aliciamento de menores para a prática de crimes, como furtos e roubos, sem contar que não há preocupação quanto ao uso de máscara e o distanciamento social”.

Serviço

Denúncias, solicitações e reclamações podem ser feitas via Central da Guarda Civil Municipal pelo número 153 ou pelo telefone 0800-7716511. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana e é gratuito. As denúncias podem ser anônimas.

Posts Recomendados