GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE OSASCO

foto-osasco
Comandante da GCM – inspetor Erivan da Silva Gomes

Titular: Inspetor Regional Erivan da Silva Gomes

Erivan da Silva Gomes nasceu em Maceió/AL e mudou-se para Osasco em 1976. É divorciado, mas vive em união estável com Viviane de Oliveira, é pai de oito filhos.

Possui Graduação Acadêmica em Letras pelo Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) e pós-graduação Lato Senso em Psicopedagogia Clínica e Institucional, também pelo Centro Universitário FIEO. Agrega ao currículo cursos extracurriculares de aperfeiçoamento, entre eles de Patrulhamento Tático; Conduta de Patrulha; Atendimento Pré-hospitalar de Combate (APH Tático); VCQB (Vehicle Close Quarter Battle) Combate Veicular (Combate de Ângulos ao Redor do Veículo).

É oriundo da Juventude Cívica de Osasco (JUCO), cumpriu o serviço obrigatório militar no 2º Batalhão de Guarda, atuou como office-boy na inciativa privada, sendo promovido ao setor de Conta a Pagar, onde trabalhou por seis anos.

Iniciou no setor público em 1992, quando ocupou o cargo efetivo de Guarda Civil Municipal de Osasco. Acessou ao cargo de classe distinta no ano de 2007, assumindo a função em comissão de subcomandante até o ano de 2014. Em 2011 ascendeu ao cargo de Inspetor de Carreira. Em 2022 ascendeu ao cargo de Inspetor Regional de Carreira.

Dentro da corporação, ocupou a chefia de vários setores e equipes. Recentemente ocupava a função de Coordenador Operacional.

A convite do chefe do Executivo, deixou o cargo para assumir o comando geral da GCM Osasco.

A Guarda Civil Municipal de Osasco tem como atribuição atuar no policiamento preventivo e comunitário e na proteção dos bens, serviços e instalações do município. Para isso, a Guarda conta com o apoio de viaturas de pequeno e médio porte que realizam rondas diuturnamente em todo o território municipal. Além disso, atua na inovação e implementação de programas de segurança que se adaptem à realidade de nossa cidade e à nova filosofia de trabalho, que valoriza a aproximação entre Instituição e Comunidade como forma de prevenir e coibir ações violentas.

I – planejar a atuação das forças de segurança, com base na orientação de planos diretores, preventivos, de contingência, de inteligência e de operação e as políticas e diretrizes da ação governamental de segurança pública;

II – definir os planos e ações da Guarda Civil Municipal e do Corpo Municipal de Vigilância

III – definir, em conjunto com as Secretarias envolvidas, os planos e forma de atuação do Centro de Operações Integradas;

IV – difundir a doutrina de segurança urbana no âmbito do sistema municipal;

V – estabelecer as normas gerais de ação da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Vigilância;

VI – desenvolver o planejamento estratégico de Segurança Urbana;

VII – definir objetivos, indicadores e políticas a serem seguidos pela Guarda Civil Municipal.

LEI nº 5.073 de 05 de junho de 2020

Institui no Município de Osasco o Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência (PRODAMU) e o Projeto Guardiã Maria da Penha (GMP)

Acesse a Lei aqui

Base Comunitária CENTRO