IBGE estima Osasco com mais de 701 mil habitantes

Governo

Texto: Marco Borba
Imagens: Arquivo Secom

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou sexta-feira, 27/8, estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros e projeta Osasco com 701.428 habitantes (referência 1º de julho). A população do Brasil chegou a 213,3 milhões. A divulgação é anual e obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013. Em 2020, a estimativa apontava o município com 699.944 moradores.

Os efeitos da pandemia da Covid-19 no efetivo populacional não foram incorporados na projeção devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo.

O Censo Demográfico 2022 trará uma atualização dos contingentes populacionais e subsidiará as futuras projeções populacionais, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população em curto, médio e longo prazos.

As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

As estimativas populacionais municipais servem de parâmetros para o Tribunal de Contas da União fazer o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

A Região Metropolitana de São Paulo continua a mais populosa do país, com 22,04 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,19 milhões), Belo Horizonte (6,04 milhões), e da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,75 milhões).

Somadas, as populações das 28 regiões metropolitanas, RIDEs e Aglomerações Urbanas com mais 1 milhão de habitantes superam os 100 milhões, o que equivale a 47,7% da população do Brasil. Entre as principais regiões metropolitanas e RIDES, 20 têm como sede um município da capital, enquanto as sedes das outras oito são municípios do interior dos estados.