Texto: Felipe Pizzi

Imagens: Gustavo S. Carvalho

As ruas do Jardim Baronesa, na zona Norte, receberam uma beleza diferente durante a última semana. Os alunos da EMEF Escultor Victor Brecheret ocuparam as praças, pontos de ônibus e o comércio local com o projeto “Espalhando poesia pelas ruas”, que faz parte das ações do programa nacional das Olimpíadas de Língua Portuguesa, cujo objetivo é contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de leitura e escrita nas escolas públicas.

Durante a ação literária, os estudantes distribuíram suas poesias autorais. Além disso, aproveitaram a ocasião para declamar para as pessoas que transitavam no bairro ou estavam nos pontos de ônibus. “Foi muito legal! Eu estava um pouco nervosa, mas sempre onde a gente parava todo mundo batia palmas, aí fiquei tranquila”, diz a estudante Ana B. Santos.

A professora Cintia Pegoraro, que acompanhou o projeto comentou: “O trabalho com as poesias é algo muito prazeroso de se fazer, além de aguçar a criatividade das crianças, através do estudo de textos poéticos, pesquisa por poetas e poesias conhecidas pelos educandos, percebi que nossos alunos, durante todas as atividades propostas se divertiram muito”.

A diretora da unidade educacional Vania Rossi disse que o projeto é um incentivo à escrita e à leitura. “É um estímulo à sensibilidade e criatividade deles. De uma forma não convencional, os nossos estudantes encontraram uma maneira de valorizar e expor seus textos para a comunidade”.