Texto: Ivany Soares
Foto: Italo Cardoso

O Banco de Leite Humano da Maternidade Amador Aguiar foi premiado pelo governo do Estado na categoria “Doadoras de Leite Humano  – Grande São Paulo” por alcançar a marca de 1,2 mil doadoras. O prêmio foi dividido em quatro categorias e contemplou os 5 maiores pontos públicos de doação no Estado. A premiação ocorreu na quarta-feira, 2/8, durante a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno no Hospital Maternidade Amador Aguiar, com a presença do prefeito Rogério Lins, da vice-prefeita Ana Maria Rossi e do secretário de Saúde, José Carlos Vido.

Na ocasião, o superintendente da Maternidade Amador Aguiar, Dr. Egidio Malagoli Neto, fez a entrega simbólica da placa do Prêmio Paulista de Banco de Leite ao prefeito Rogério Lins, que parabenizou o trabalho realizado pela unidade, o empenho da equipe e das mães que se dispõem a doar o leite materno para salvar vidas.

“Parabéns por este maravilhoso ato de doar que traz tantos benefícios a quem mais precisa que são os bebês. Quando assumimos o governo, tivemos a informação que a maternidade iria ser fechada. Não deixamos isso acontecer, implantamos novos leitos e demos condições para melhorar o serviço prestado nesta parceria que tem gerado bons frutos. Hoje realizamos entre 450 a 500 partos por mês, contra uma média de 300 anteriormente e vamos avançar muito mais”, afirmou o prefeito.

O secretário de Saúde, José Carlos Vido destacou a importância da doação do leite materno durante todo o ano para manter o estoque da maternidade e ajudar as mães que necessitam.

Para Michele Aroni, moradora do bairro Colinas do  Anhanguera,  mãe do bebê Lorenzo,  de 6 meses, o ato de amamentar e doar o leite materno tem sido muito gratificante. “O leite traz benefícios para o meu filho e para as crianças da UTI, é incrível que com tão pouco conseguimos salvar tantas vidas, além de ser um prazer enorme amamentar”, disse.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou dia 1 e segue até 7 de agosto e integra uma mobilização mundial voltada para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança com o objetivo de evitar a mortalidade infantil. Este ano o tema no Brasil é “Trabalhando Juntos Pela Amamentação, sem Conflitos de Interesse”.

O Congresso Nacional sancionou recentemente uma lei que instituiu o mês de agosto como o mês do aleitamento materno, com isso passa a ser chamado de “Agosto Dourado”, durante o qual serão desenvolvidas várias ações intersetoriais de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

Participaram da cerimônia, a coordenadora da UTI Neonatal, Dra. Ana Cristina, o superintendente da Maternidade Amador Aguiar, Dr. Egidio Malagoli Neto, o diretor técnico da Maternidade Amador Aguiar, Dr. José Silvestrine, a coordenadora do Banco de Leite, Dra. Graciete, entre demais autoridades.

Av. Bussocaba, 300 - CentroCEP: 06023-901 - Osasco/SP

E-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br