Texto: Talita Castro
Foto: Sergio Gobatti

 

Na sexta-feira, 1/2, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, participou da primeira reunião com os pais do Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Dr. Edmundo Campanhã Burjato, agora ligado à Secretaria de Saúde e administrado pela IGATS (Instituto de Gestão Administração e Treinamento em Saúde). O encontro ocorreu no pátio da escola e contou também com a presença do chefe de Gabinete, José Carlos Vido. Os pais receberam orientações de como será o funcionamento das atividades e oficinas.

Uma determinação do governo federal extinguiu a EMEE (Escola Municipal de Educação Especial) e a Prefeitura a transformou no Centro de Convivência e Cooperativa, já que muitos dos alunos já haviam passado do ciclo de alfabetização e tinham idades acima do Ensino de Educação de Jovens Adultos (EJA). Durante o período de transição, o prefeito participou de várias reuniões com os pais dos assistidos, para informa-los e tranquiliza-los.

Lins falou do respeito que tem para com os pais. Lembrou a última visita, ocorrida em 6 de setembro de 2018. “Os senhores estavam apreensivos com as mudanças e o que ocorreria com seus filhos, mas deu tudo certo. Fiquei sabendo que eles foram para praia, e alguns pais acompanharam. Fiquei muito feliz com as mudanças e estou feliz com a nova adaptação. Entendo a preocupação dos senhores. Nós somos pais e queremos o melhor para nossos filhos”, disse.

Estrutura do Centro

Hoje o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) atende 190 conviventes, das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira, em dois turnos: das 8h às 11h40 e das 13h às 17 horas.

São oferecidas oito oficinas de musicalização e expressão corporal, música instrumental, atividade de vida diária, meio ambiente, recreação e lazer, teatro expressão corporal, oficina de reciclável e Internet. A unidade também conta com o corredor da saúde, onde estão as salas de clínica geral, psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, assistência social, sala de conforto, sala de técnica e sala de atividades lúdicas.

Denise Luiza de Oliveira, 42 anos, mãe de Felipe Barbosa Martins, 22 anos, disse que ficou sabendo que havia Projeto de Férias e resolveu inscrever seu filho. “Adorei a ideia e agora o coloquei para continuar aqui. Ao participar do projeto de férias, ele ficou mais pró-ativo e mais comunicativo. Fiquei muito feliz”, disse.

Também acompanharam a visita, José Antônio (coordenador administrativo do Cecco), Reginaldo de Oliveira Giraud (presidente) e Renato Henrique Soares (diretor administrativo). O prefeito visitou todas as instalações e aprovou os serviços implantados no equipamento.