Texto: Olga Liotta

Imagens: Marcelo Deck


Link para download


https://we.tl/t-4T93hTuiqq


Com o auditório do Centro de Formação de Profissionais da Educação (CEFOR) lotado, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realizou no dia 16/8 a entrega simbólica de mais 270 kits de materiais paradidáticos "Mundos do Zé", do projeto Criamundo, voltado a crianças de 4 a 5 anos da educação infantil da rede municipal de ensino.

O material, inovador, foi elaborado por uma equipe composta por pedagogos e especialistas das diferentes áreas do conhecimento, o que confere ao material alta qualidade pedagógica e rico conteúdo teórico e visual, reunidos em livros, álbuns de arte, fantoches, entre outros itens, organizados para aproximar a criança das linguagens artística, literária e visual.

O Projeto Criamundi atende as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e beneficiará todos os alunos e professores da pré-escola, ou seja, mais de 7 mil alunos de 74 Emeis, que receberão o "Mundos do Zé".

Compondo a mesa solene estavam presentes María Del Carmen Guadalupe Chude, representante da Editora Letra e Ponto, o prefeito Rogério Lins, o secretário de Educação, José Toste, a secretária adjunta da Educação, Izilda Orlando, o vereador Rogério Santos, e a supervisora de ensino, Alessandra Cornaglia, que prestigiaram junto com o público as apresentações do conto infantil "Frozen" e da dupla de cantores mirins Kethelyn, da Emef Renato Fiuza Telles, e Wendel, ex-aluno da Emef e atual estudante da Fundação Bradesco, do Jardim Conceição.


Wendel fez ainda uma apresentação solo, cantando a música "Aleluia", em homenagem ao prefeito Rogério Lins, que subiu ao palco para terminar a música com o estudante.

O prefeito agradeceu o carinho de todos. “Quero agradecer imensamente vocês, porque recebi muitas cartinhas, muitos vídeos e orações das nossas crianças, e não tem coisa mais sincera e pura do que uma palavra, uma oração e uma canção de uma criança”, disse.

Após as apresentações, a convidada Maria Del Carmen Guadalupe explicou a importância do material, que visa resgatar as boas lembranças da infância.

"Lembramos do bolinho de chuva da mãe nos dias chuvosos, lembramos do cobertor quentinho cobrindo a gente, lembramos do avô que cuidou de todos os momentos e descobertas da infância. Todas essas sensações e emoções estão presentes no livro e faz criar vínculos entre adultos e professores, entre a casa e a criança. E esse foi o objetivo ao montar esse material, abrir espaço para a contação de histórias, incentivar novas descobertas e estimular a autonomia dos pequenos na execução de tarefas cotidianas", destacou, ao deixar um recado para os pequenos. “Para vocês, crianças, eu digo, há muitas histórias nessa malinha, e eu quero convidar todos a descobrirem o segredo do Zé”, concluiu.

 O material conta com guias para a família e para os educadores escolares, onde é possível apoiar os pais e responsáveis na educação das crianças em parceria com a escola. O guia dos educadores escolares orienta e facilita a oferta de alternativas para a utilização do material junto aos estudantes e seus responsáveis.

O secretário da pasta, José Toste, agradeceu ao prefeito por todo o apoio que a Administração tem dado à Educação, “tornando-a ainda de mais qualidade e referência na área, e pela implantação deste projeto, que também valoriza o diálogo com os professores da educação infantil, por meio de ações de formação que orientam os docentes a utilizar os recursos em sala de aula em atividades e vivências com as crianças”.

Por fim, Rogério Lins agradeceu a presença da Maria de Guadalupe em Osasco e comentou: “Esse é um evento importantíssimo para a cidade, nossos alunos e professores. É na escola que estão os nossos tesouros: os nossos filhos. Nosso governo está garantindo recursos que são essenciais para que a gestão municipal cumpra seu papel de promover mais qualidade na aprendizagem para que as crianças se sintam mais seguras e preparadas para enfrentar os desafios que encontrarão no ensino fundamental. Além de trazer conhecimento e conceitos educacionais inovadores, esse kit será bom para a família", ressaltou.