Texto: Talita Castro
Imagem: Ivan Cruz

 

Na segunda-feira, 1/10, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu no auditório do Hospital e Maternidade Amador Aguiar, palestra do médico mastologista e oncologista, Agliberto Barbosa de Oliveira, sobre “A Detecção Precoce do Câncer de Mama”. A palestra integra as atividades do Outubro Rosa. Estiveram presentes o secretário de Saúde, José Carlos Vido e o superintendente do Hospital, Egídio Malagoli Neto.

O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe. “Agradeço o empenho dessa equipe maravilhosa que atua no dia a dia do hospital. Esse evento deveria ocorrer o ano inteiro, mas o governo dedicará o mês de outubro para esse tema, o câncer de mama, que é tão importante, demonstrando a preocupação de nosso governo com a saúde da mulher”, disse. 

Na sequência, o publicou assistiu a um vídeo com a médica Adelly Monteiro falando sobre a importância do autoexame e de buscar ajuda médica rapidamente quando perceber alguma alteração nas mamas. O vídeo também trouxe relatos de mulheres que superaram a doença.

Em sua palestra, o mastologista e oncologista, Agliberto Barbosa de Oliveira, falou sobre as mudanças da vida, devido à longevidade e a alimentação repleta de industrializados, além da facilidade de acesso aos medicamentos. “Devemos fazer o autoexame sempre e não apenas quando sentimos algum desconforto. Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maior a chance de cura de 100%”, reforçou. 

Ao final houve a oficina com as enfermeiras Adriana Rodrigues e Luciana Norbiato, que ensinaram o autoexame e como funciona os encaminhamentos para a especialidade de mastologia.

O Hospital e Maternidade Amador Aguiar ganhou decoração e cartazes, produzidos pelos funcionários, em alusão ao Outubro Rosa.