Texto: Olga Liotta

 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde (SS), realizará a Campanha Outubro Rosa e o lançamento ocorrerá em 2/10, às 9h, no Centro Municipal de Formação, localizado na Rua Marechal Rondon, 263, no Centro.

 

Na ocasião do lançamento, serão apresentadas ao público duas palestras com as doutoras Albertina Duarte Takiuti, mestre e doutorada em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP, e Marta Almeida, ginecologista e obstetra da rede que, respectivamente, abordarão: “Estudo de um Modelo de Atendimento à mulher adolescente no sistema público de saúde (tese de 1999)” e “A prevenção do câncer de mama e os serviços prestados pela Secretaria de Saúde de Osasco”.

 

O movimento Outubro Rosa é um período para conscientização mundial da sociedade sobre o câncer de mama, uma das principais causas de morte em mulheres no mundo. O alerta se faz o ano todo, mas neste mês as ações se intensificam para proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, já que o diagnóstico precoce da doença pode salvar vidas.

 

Embora a campanha para os homens sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças seja só no mês seguinte, no “Novembro Azul”, o período também permite que ambos os gêneros tenham uma preocupação maior com os cuidados com a saúde.

 

Programação

 

·        01/10/18 - 10h -  Pré-lançamento no Hospital Municipal Amador Aguiar. Palestra ministrada pelo dr. Agliberto Barbosa de Oliveira, mastologista.  Tema: “Rastreamento e o diagnóstico precoce sobre o câncer de mama”

 

·        01/10 a 31/10 -  Rodas de Conversa sobre o tema “Câncer de mama”. Local: Casa da Mulher, ao lado da Maternidade Amador Aguiar. Avenida Getúlio Vargas, 1260, Piratininga, e nas UBS  da rede municipal de saúde.

 

·        02/10 - Abertura do Outubro Rosa, no Centro Municipal de Formação, às 9h, Avenida Marechal Rondon, 263, Centro. Palestras com Albertina Duarte Takiuti, mestre e doutorada em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com a tese “Estudo de um modelo de atendimento à mulher adolescente no sistema público de saúde” (1999) e Marta Almeida, ginecologista e obstetra com o tema: “A prevenção do câncer de mama e serviços prestados pela Secretaria de Saúde”. 

 

·        09/10 e 12/10 - Jogo Vôlei Audax – Local: Ginásio de Esporte José Liberatti. Rua Jubair Celestino, 150, Presidente Altino. Gratuito. Horários: 9/10 às 20h30 e 12/10 às 21h30.

 

·        16/10 - Ação Educativa no Calçadão de Osasco, das 10h às 15h. Palestras e ações sobre prevenção do Câncer de Mama e o Dia Mundial da Alimentação Saudável – Parceria: Instituto Embeleze 

·        20/10 - Caminhada Outubro Rosa - concentração às 8h30 em frente à Prefeitura. Saída será por volta das 9h, seguindo até o Parque Chico Mendes, City Bussocaba. 

 

·         31/10 - Fechamento Outubro Rosa - Palestra sobre autoestima com a master coach Mônica Pina, seguida com uma apresentação de todas as ações do Outubro Rosa realizadas nas UBSs. Avenida Marechal Rondon, 263, Centro