Texto: Olga Liotta
Fotos: Sérgio Gobatti

IMAGENS

 

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, visitou na segunda-feira, 9/10, a sede da empresa Mercado Livre, instalada no bairro de Presidente Altino, em Osasco. Lins foi recebido por Stelleo Tolda, COO do Mercado Livre, responsável pelas Operações da empresa em todos os países, inclusive o Brasil; François Xavier, relações governamentais do ML Brasil; Ricardo Lagreca, diretor jurídico e de relações governamentais da empresa; João Miranda, diretor administrativo-financeiro do ML Brasil,  e Cíntia Beduti, analista de comunicação corporativa.

 

Lins conheceu as dependências da Melicidade, apelido dado pelos funcionários e idealizadores da empresa à sede, por seu tamanho de 33 mil de terreno e 17 mil m² construídos. Cerca de seis eventos são realizados por semana no local.

 

O ambiente de trabalho adota um novo formato, sem divisórias, sendo um verdadeiro espaço aberto. O local possui um auditório com capacidade para 200 pessoas, salas de reunião, 11 salas de treinamento, academia, espaço de beleza e manicure, redário, espaço de convivência, biblioteca, café em meio ao ambiente de trabalho e um amplo restaurante. Além disso, a empresa preza pela sustentabilidade que é um outro conceito forte do projeto.

 

A sede possui cerca de 2 mil painéis fotovoltaicos no telhado, gerando 50% da energia distribuída no complexo, o que a torna a 2ª maior geradora de energia sustentável privada do Brasil. Além disso, todas as lâmpadas utilizadas no complexo são do tipo LED, as quais reduzem em média 75% do consumo de energia frente às lâmpadas comuns.  

 

O prefeito comentou sobre os indicadores da cidade, discorreu sobre as reformulações que estão sendo feitas no novo Plano Diretor com a participação da população, órgãos públicos e instituições. Lins também elencou alguns investimentos no município, como a implantação de lâmpadas de LED, o Centro de Operações Integradas (COI), os aplicativos de tecnologia e adesão a sistemas como o Conecta, Detecta e Muralha Digital, que contribuirão para a segurança do município e permitirão conexões inteligentes, tornando Osasco uma cidade tecnológica ou “Smart City”.

 

Dentre outros atrativos de Osasco apresentados pelo chefe do Executivo estão o cabeamento em fibra óptica, que é uma das melhores da região, o índice de efetividade da gestão municipal que recebeu nota B, subindo de posição, segundo a medição realizada pelo TCE-SP edição 2017, e a 13º posição entre as 100 melhores cidades para se investir, segundo estudo conduzido pela Urban Systems, a pedido da revista Exame 2017.

“Osasco é uma cidade nova e em franco desenvolvimento. Queremos firmar importantes parcerias entre poder público com setor privado e vocês podem contar conosco no que precisarem”, destacou Lins.

 

“Um dos atrativos para trazer o Mercado Livre para Osasco foi a localização. Após pesquisa com nossos colaboradores, identificamos que o deslocamento médio diário da maior parte dos colaboradores era de 33 quilômetros, agora, depois da mudança, essa média é de 17 quilômetros", explicou Stelleo Tolda.

 

Líder no desenvolvimento de comércio da América Latina desde 1999, o Mercado Livre possui atualmente 1.600 colaboradores.

No segundo trimestre deste ano (de abril a junho/2017), o Mercado Envios, unidade de logística da empresa, realizou a entrega de mais de 33,4 milhões de itens na América Latina. No Brasil, o serviço oferecido por Mercado Envios é utilizado atualmente em 72% das compras realizadas no site. A expectativa é que, ao final deste ano, mais de 100 milhões de entregas tenham sido realizadas por meio de Mercado Envios em toda a região (América Latina). Um terço das vendas realizadas no site mercadolivre.com em toda a América Latina vêm de acessos realizados via smartphones.

 

Participaram do encontro, os secretários municipais Elsa Oliveira (chefe de Gabinete), Dulce Helena Cazzuni (Planejamento e Gestão e do Trabalho), Gelso de Lima (Relações Institucionais), Sérgio Di Nizo (Administração), Pedro Sotero (Finanças) e o diretor do Departamento Central de Licitações e Compras (DCLC), Franz Felipe.

 

Secretaria de Comunicação - SECOM
Av. Bussocaba, nº 300 - Centro – CEP: 06023-901 - Osasco/SP
(11) 3652-9457 | 3652-9187 | 3652-9456
E-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br
Site: www.osasco.sp.gov.br

Twitter: @governodeosasco