Texto: Olga Liotta
Fotos: Sérgio Gobatti/Secom/PMO

 

A Prefeitura de Osasco mobilizou as equipes das secretarias de Serviços e Obras (SSO) e Meio Ambiente (Sema) para a realização de ações de zeladoria e manutenção de vários bairros da cidade. As ações incluem poda de árvores, paisagismo, troca de lâmpadas, operação tapa buraco, roçagem, desratização e vistoria contra a dengue, remoção de lixo e entulho depositados em locais indevidos, obras de manutenção, pinturas de guias e postes, sinalização viária, entre outros.

Na zona Sul, a transformação já pode ser conferida na Praça do Samba, reduto tradicional daqueles que gostam de música, caminhada ou reunião de amigos. O local passa por reforma geral, com pintura, poda de árvores, paisagismo, reforma de guias, nivelamento das calçadas, roçagem, capinagem, manutenção dos brinquedos do playgrond e da academia ao ar livre, recuperação da pista de caminhada e das esculturas, entre outras melhorias.

Com a renovação do espaço, os moradores poderão apropriar-se da praça,  denominada Joaquim dos Santos Ribeiro, mas popularmente conhecida como Praça do Samba, e ajudar na sua manutenção, impedindo que despejem lixo em local indevido ou que destruam o patrimônio. A revitalização completa da praça está em fase de conclusão e será entregue à população no sábado, 14/7, em cerimônia que terá início às 14 horas.

Próximo dali, a Avenida Comandante Sampaio e as praças Cristo Rendentor e Florinda Sinegalha Saraiva também tiveram poda de árvores, limpeza e recuperação. Ainda na zona Sul, outro ponto a receber manutenção foi o Centro Esportivo e de Lazer Antônio Temporim, que foi revitalizado e entregue à população no sábado, dia 7/7. Entre as melhorias destaque para a renovação da Quadra de Bocha. Vale a pena passar por lá e conferir as melhorias.

No Jardim Bela Vista, a calçada em frente à UBS Santa Maria Goretti, na Avenida Analice Sakatauskas, 145, foi reformada, para melhorar a acessibilidade, atendendo um pedido dos usuários da unidade de saúde e comerciantes locais.

 

Zona Norte

Na zona Norte, os moradores do Parque Imperial, já podem notar a diferença no Escadão que liga as ruas Maria Eugênia da Conceição e Patrick Dimitruck. As tampas das bocas de lobo foram trocadas e alguns degraus do Escadão refeitos. O serviço contou ainda com capinagem, recuperação das valetas, pintura, e colocação de caixa de inspeção em duas saídas de esgoto para escoamento direto na rede coletora da Rua Maria Eugência.

As ruas Sanhaço, no Jardim Aliança, Arno Barreto de Magalhães e Viela Gaudêncio Rebelo, no Munhoz Júnior; Sérgio Ribeiro da Silva, no Bonança; e Rua Roberto Carlos Sassounian, no Portal, também já receberam a visita das equipes de zeladoria e manutenção.

Os próximos mutirões acontecerão no Jardim Rochdale, envolvendo as Avenidas Cruzeiro do Sul e Brasil e Rua Agudos, entre os dias 16 e 20/7; e na Vila Yolanda, entre os dias 23 e 27/7.

A administração está trabalhando pela recuperação dos espaços públicos, incentivando a população a apropriar-se desses lugares, para resgatar o convívio em sociedade e manter a cidade limpa e organizada.

 

Serviço

Os cidadãos podem solicitar serviços semelhantes. Basta fazer contato com a Central 156, que funciona 24 horas por dia. É importante que o cidadão ligue na Central 156 para registrar seu pedido e receber um número de protocolo, que permitirá o acompanhamento dos trabalhos. A Central também disponibiliza o telefone: (11) 3651-7080.