Texto: Olga Liotta
Fotos: Sérgio Gobatti
 

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Saúde (SS). celebrou no sábado, 29/9, o aniversário do bairro de Presidente Altino, que completou 89 anos no dia 9. O aniversário integra o calendário oficial do município, através da Lei nº 4588, de 22 de agosto de 2013.

Como parte das comemorações, o prefeito Rogério Lins anunciou diversas benfeitorias que serão realizadas em Presidente Altino, entre elas a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) em substituição a atual - UBS Santa Gema Galgani, que funciona em prédio anexo à igreja. A nova UBS será construída na Rua Albino José Freixeda, 109. Com o lançamento da pedra fundamental no sábado, há autorização para início imediato das obras, que deverão estar concluídas em 10 meses.

A cerimônia foi acompanhada pelos moradores do bairro, pela presidente da Associação Amaltino, Salpi Bedoyan, pelo vereador do bairro Altair da Padaria, os vereadores Toniolo e Jair Assaf, pela vice-prefeita, Ana Maria Rossi, pelos secretários municipais Cláudio Monteiro (Serviços e Obras) e José Carlos Vido (Saúde), Sérgio Di Nizzo (Governo), Renata Poletti (Comunicação), Carmônio Bastos (Esporte), secretários adjuntos, autoridades, representantes da construtora, entre outros.

O bairro receberá ainda revitalização geral da Praça Dicran Echrefian, Asfalto Novo, iluminação de LED e gramado sintético no Campo da Ford. Além disso, a Emeief Frei Gaspar da Madre de Deus, localizada na Rua Oswaldo Collino, 375, está ampliando a oferta de vagas no ensino infantil voltado às crianças entre 4 e 5 anos.

“Tenho um carinho imenso por esse bairro. Meu pai trabalhou quase a vida inteira dele aqui no Senai. Vinha aqui trazer o almoço dele; jogar futebol com os amigos; são muitas recordações, portanto Altino vai morar para sempre em meu coração. E hoje é com muito orgulho que venho lançar a pedra fundamental da UBS e anunciar o início imediato das obras. Vamos correr para entregá-la no aniversário de nossa cidade. Além disso, faremos uma revolução no bairro de Presidente Altino. Vamos investir em mais segurança, na implantação de lâmpadas de LED, nos serviços de zeladoria, na revitalização da Praça Dicran Echrefian, colocar gramado sintético no campo da Ford, e trazer pavimentação asfáltica para cá. A Rua Ana Zozi Toni foi a primeira”, disse o prefeito Rogério Lins,  durante ato oficial.

O novo prédio da nova Unidade Básica de Saúde contará com área administrativa; salas de recepção, de medicação, coleta de exames, nebulização e vacinas; farmácia; consultório de pediatria, ginecologia, enfermagem, atendimento clínico e odontológico; cozinha para funcionários; área de serviço, entre outras dependências, garantindo toda infraestrutura necessária para oferecer um melhor atendimento à população.

Além do lançamento da pedra fundamental, o evento contou também com uma programação especial, com rua de lazer durante todo o sábado. Teve shows com personagens de filmes infantis e marionetes, brinquedos infláveis, apresentação de dança do ventre, distribuição de pipoca, algodão doce e bolo, entre outras atrações. O terreno da UBS recebeu as bençãos do padre Emerson, da paróquia Santa Gema, selando a entrega desse importante serviço para a população. 

 

Serviço

A UBS Santa Gema Galgani permanecerá com o atendimento normalizado até a entrega da nova unidade, das 7h às 16h, na Rua Gabriel Seferian, 423.

 

O bairro

Presidente Altino é o bairro mais antigo e um dos mais tradicionais de Osasco, e recebeu o nome de Altino Arantes Marques, governador do estado na época (1916-1920), que também nomeia a estação ferroviária Presidente Altino, linhas 8 e 9 da CPTM.

O bairro foi sede da Cerâmica Hervy, antiga Cerâmica Osasco, e do Frigorífico Wilson. Algumas de suas ruas receberam a denominação dos primeiros moradores da cidade, como a Rua Lourenço Collino e Avenida Oswaldo Collino, cuja família Collino veio para Osasco com o fundador Antônio Agú; bem como a Rua Doutor José Augusto de Oliveira, que dá acesso ao Ginásio José Liberatti, Praça Dicran Echrefian, Rua Zuma de Sá Fernandes, Rua Sanazar Mardiros, Rua Erasmo Braga, Rua Ari Barroso, Rua Reverendo João Euclides Pereira, Rua Agop Guselian, Rua Ana Zozi Toni, Rua Atilia Delbon Biscuola, Rua José Lopez Lázaro e Rua Amadeu da Ressurreição.