Texto: Talita Castro
Imagem: Sérgio Gobatti

No dia 10/10, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma maratona nas UBSs para celebrar o Outubro Rosa, movimento que alerta para a necessidade do exame para a detecção precoce do câncer de mama. O prefeito de Osasco, Rogério Lins, foi acompanhar as atividades da UBS Darcy Alves Evangelista Robalinho, da Vila Ayrosa.

Na UBS, as enfermeiras demonstraram o autoexame de mama em forma de mímica. Também houve palestra com Luciana Sampaio falando sobre nutrição e Rude Michel sobre a importância do autoexame. As enfermeiras Rita e Adriana demonstraram em mamas feitas de tricô como é ter os caroços, além de ensinar o autoexame.

O prefeito elogiou a equipe. “Fiquei muito feliz com o que aprendi aqui e a importância dessa ação para vocês mulheres. Quero falar também que estamos investindo na atenção primaria básica e que já implantamos pediatria 24 horas em PS do Vila Menck e Jardim D’Abril. Queremos também fazer o Hospital da Mulher. Esses são compromissos que assumimos no governo e pretendo atendê-los”, disse.

Ao final teve um sorteio de brindes que foram arrecadados junto aos comerciantes locais, seguido de um café da manhã.