Osasco começa a vacinar idosos de 90 anos ou mais na segunda-feira, 8/2

Saúde

A vacinação acontece sempre de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos dois Centros de Atenção aos Idosos (CAIs).

Texto: Lucas Pedrosa e Marco Borba
Imagens: Marcelo Deck

Em consonância com o Plano Nacional de Imunização, a Prefeitura de Osasco inicia segunda-feira, 8/2, a vacinação dos idosos com idade igual e superior aos 90 anos. Serão imunizadas 2.484 pessoas que fazem parte deste primeiro grupo já nas próximas semanas. O horário de vacinação acontece sempre de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou ação simbólica na sexta-feira, 5/2, para marcar o início da vacinação dos idosos que compõem esse grupo. Por conta da mobilidade reduzida, Terezinha Francisca da Silva e o marido José Bento da Silva receberam a primeira dose da vacina (AstraZeneca) contra a Covid-19 em casa.

Juntos há 62 anos, eles não esconderam a emoção do momento. “Ficar em casa todo esse tempo foi um período muito difícil. Mas estou muito feliz hoje em receber a vacina”, disse Terezinha.

José Bento agradeceu o trabalho dos profissionais da  Saúde durante a pandemia e disse que já está ansioso para receber a segunda dose do imunizante. “A vacina é o caminho da saúde. Estou muito feliz e já estou esperando a segunda dose para poder sair de casa”.

A aposentada Anna De Góes, 93 anos, que tem comorbidade (hipertensa) e mora com a filha Sandra Regina e a neta Lara Soares, recebeu a equipe de Saúde com tanta alegria que até tirou rapidamente a máscara para agradecer. Em seguida colocou o protetor. “Desde que isso começou (pandemia) quase nem saio de casa. É muito medo, ansiedade. Estava muito tensa esses meses por causa dessa doença. Agora sinto um alívio imenso”.

A idosa aproveitou para desabafar e fazer um apelo aos mais jovens. “Aconselho que tenham paciência, fiquem em casa se não precisarem sair por causa de compromissos. Não devem pensar só em si, mas também nos pais, avós, na família. Logo também serão vacinados e isso (pandemia) acaba, se Deus quiser”.

Ela também foi imunizada com a vacina da AstraZeneca e como o intervalo entre as doses desse imunizante é de até 90 dias, ela receberá a segunda dose até o dia 5 de maio.

A partir de segunda-feira, as 34 UBSs e os CAIs (Centro de Atenção ao Idoso) do Km18 e de Presidente Altino aplicarão a primeira dose da vacina nos idosos. Para receber a vacina, basta comparecer a uma das unidades com comprovante de endereço e documento com foto.

No caso de pessoas acamadas acima dos 90 anos, um familiar do idoso deverá ir a UBS de seu bairro para solicitar a vacinação em casa. Nesse caso é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência da pessoa que receberá a dose.

No dia 15/2 começam a ser vacinados idosos a partir dos 85 anos. Para conferir os endereços das UBSs acesse aqui

A vacinação contra a covid acontece sempre das 10h às 16h.

Posts Recomendados