Osasco distribui quase 500 mil máscaras à população

Cidadão, Osasco, Saúde

Texto: Lucas Pedrosa
Imagens: Marcelo Deck

Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Osasco já distribuiu aproximadamente 500 mil máscaras de tecido à população. A ação, que começou no dia 15/4, tem como objetivo distribuir 1 milhão de máscaras para diminuir a disseminação do novo coronavírus, transmitido por meio de gotículas de saliva, espirro e tosse.

As equipes fazem a distribuição do acessório nos locais onde há grande fluxo de pessoas, como nas proximidades de agências bancárias e Unidades Básicas de Saúde, terminais de ônibus, estações ferroviárias, feiras livres e também nas principais comunidades do município.

Vale ressaltar que desde 1º de maio, de acordo com decreto municipal, e a partir de quinta-feira, 7/5, o uso de máscaras para pessoas que circularem em locais públicos será obrigatório, conforme decreto do governo do estado. A obrigatoriedade também vale para os usuários do transporte público, bem como para clientes dos comércios considerados essenciais e que estão em funcionamento.

Além do uso das máscaras, o isolamento social e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel são ações fundamentais no combate ao coronavírus.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, 1403 pessoas testaram positivo para Covid-19 e 140 óbitos pela doença foram confirmados na cidade.