Osasco já aplicou mais de 200 mil doses da vacina contra a covid -19

Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanda Cazarini

Osasco registrou, na segunda-feira, 24, a marca de 201.482 doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas, tendo imunizado 135.838 pessoas com a primeira dose e 65.644 com a segunda. Atualmente, o município vacina pessoas com 60+, profissionais da Educação (47+), pessoas com síndrome de Down (18+), gestantes e puérperas com comorbidades (18+) mediante agendamento na Central 156 (ou 3651-7080), pacientes em Hemodiálise (18+), pessoas com deficiência permanente (55+), metroviários (18+), motoristas e cobradores de ônibus (18+) e pessoas com comorbidades (50+).

Na segunda-feira, 24/5, a Prefeitura deu sequência à imunização do grupo de pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais, atendendo mais de 600 pessoas. No final de semana (22 e 23/5), outras 2.400 pessoas foram imunizadas, entre comorbidades 40+ e profissionais da Saúde.

Cláudio Rodolfo Medeiros, 44 anos, morador do Jardim Bonfim, tem obesidade e estava ansioso e emocionado. “É um alívio! Tenho que sair para trabalhar. Então, sabendo que estou vacinado, é muito mais tranquilo poder voltar para casa. Agradeço ao SUS e a todos os profissionais da Saúde envolvidos na imunização contra a covid-19”.

Janaina de Paula Lima, 46, também estava ansiosa. Ela mora no Jardim Cipava, tem comorbidades, e estava acompanhada do marido Renê, dos filhos Micaeli e Heitor, e do priminho João. Ela conta que mesmo com receio de tomar a vacina por conta das questões de saúde, tem diabetes e pressão alta, não hesitou.

“Estava preocupada. A gente vê tantas informações na televisão sobre a vacina e as reações que fiquei um pouco apreensiva. Mas tenho fé e não deixa de ser um alívio. Não adianta pensarmos muito. A vacina foi estudada e está aí. Não temos que ficar escolhendo qual tomar. Essa doença está levando pobres, ricos, então a melhor saída é tomar a vacina e seguir os protocolos. Recomendo a todos que venham se imunizar, pois a vacina salva”.

Para esclarecer as dúvidas dos munícipes que integram o grupo de comorbidades e que procuram o drive-thru para tomar a vacina contra a covid-19, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe de enfermagem, através de plantão remoto, na Central 156 (3651-7080), para poder ajudar a esclarecer as principais dúvidas do atendente e, consequentemente, do munícipe que liga para fazer o agendamento.

Posts Recomendados