Praça da Cidadania será implantada no Portal I e oferecerá cursos de qualificação profissional

Cidadão, Emprego, Trabalho e Renda, Governo, Osasco

Texto: Lucas Pedrosa
Imagens: Marcelo Deck

Na terça-feira, 3/8, o prefeito Rogério Lins esteve na sede do governo do Estado, o Palácio dos Bandeirantes, para assinar o convênio de adesão à Praça da Cidadania, programa do Fundo Social de São Paulo, que tem como objetivo promover a cidadania e a inclusão social em locais com altos índices de extrema vulnerabilidade. Outros cinco municípios da Região Metropolitana e Litoral receberão a iniciativa.

Em Osasco, a Praça da Cidadania será instalada na região do Portal I, onde funciona o Centro Cultural, na Rua Colinas D’Oeste. O local terá escola de qualificação profissional com cursos de diversas áreas, o que inclui beleza e bem-estar, moda e arte, gastronomia, construção civil e sustentabilidade, informática, administração e empreendedorismo.

Num terreno ao lado do Centro Cultural será construída uma praça com playground, quadra de basquete, pista de skate, academia ao ar livre e área para jogos.

“É um programa muito importante não apenas por ser uma área de lazer, mas também como uma área para formação da cidadania. Traz a qualificação profissional para permitir que essas pessoas, ao serem qualificadas, possam ter a oportunidade de emprego”, disse o governador João Doria durante a assinatura dos convênios.

Em sua fala, representando os prefeitos dos municípios que foram contemplados pelo programa, o prefeito de Osasco Rogério Lins destacou a importância dos cursos de qualificação profissional e a empregabilidade no pós-pandemia.

“A recuperação da economia e da geração de empregos passa, necessariamente, pela qualificação profissional. O embelezamento nas áreas de vulnerabilidade social é bacana, mas a capacitação profissional é fundamental para que essas pessoas consigam pescar o próprio peixe”, disse Lins.

As obras de implantação da Praça da Cidadania devem começar em breve e a previsão é de que o equipamento seja entregue à população no prazo de 12 meses.

Estiveram presentes no Palácio dos Bandeirantes, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva; os secretários Cláudio Henrique da Silva (Cultura) e seu adjunto, Paulinho Samba de Rua (Cultura), Waldyr Ribeiro (Obras), Gerson Pessoa (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Thiago Silva (Comunicação).

Posts Recomendados