Rede municipal retoma aulas presenciais na quarta-feira, 4/8

Texto: Kelly Cerqueira
Imagem: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, definiu o calendário de retorno presencial dos estudantes às aulas da rede municipal de ensino. Este retorno para o segundo semestre do ano letivo será feito de forma gradual e ocorrerá a partir de 4 de agosto, após um ano e quatro meses de aulas suspensas devido à pandemia da covid-19.

As escolas funcionarão inicialmente com 50% da capacidade, obedecendo todos os protocolos de segurança da Vigilância Sanitária e normativas do Ministério da Educação.

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, explicou que, inicialmente, cabe aos pais decidirem se os filhos retornarão ou não à escola e adiantou que o retorno será desafiador. “Muitos pais têm nos procurado, preocupados com o comportamento das crianças e a preocupação pedagógica e já nos preparamos para acompanhar e suprir esses desafios”, explicou.

Nas escolas municipais, o retorno presencial acontece no momento em que todos os professores e funcionários da educação escolar já estão vacinados com a segunda dose. Além disso estão preparados para receber e orientar os alunos sobre os cuidados de prevenção à disseminação do novo coronavírus.

O secretário de Educação, Cláudio Piteri, salienta que todas as unidades escolares seguem orientações sobre higienização frequente de mãos e distanciamento social, EPIs como álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros e máscara, além da sanitização frequente dos ambientes.

A pandemia exigiu uma nova metodologia de ensino que resultou na implementação da plataforma digital ‘Escola em Casa’, bem como os cadernos de atividades aos educandos que não tinham acesso à internet, ao mesmo tempo os professores se reinventaram com a utilização das novas tecnologias, dessa maneira garantiram o atendimento aos nossos estudantes com muito comprometimento”, completou Piteri.

ORGANIZAÇÃO E
ATENDIMENTO

Para que tudo ocorra de forma bem organizada, as turmas da Educação Infantil (Creche e EMEI) e do Ensino Fundamental I / EJA foram divididas em 50% da capacidade da sala de aula, dessa maneira os alunos frequentarão a escola presencialmente um dia sim outro não, com horário escalonado de entrada e de saída. Esta alternância de horários ocorrerá no mês de agosto, conforme cronograma que segue.

Posts Recomendados