Referência na região, Hospital Veterinário de Osasco faz dois anos

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Texto: Marco Borba
Imagens: Arquivo Secom

Um dos principais marcos da atual gestão municipal de Osasco, o Hospital Veterinário Público da zona Norte (Parque Mazzei) completou dois anos na terça-feira, 11/5, como referência na região Oeste da Grande São Paulo em atendimento aos pets. No período, foram realizadas 67.405 consultas, 127 mil aplicações de medicação (endovenosa, intramuscular, subcutânea e via oral), 9.558 anestesias, 98.899 serviços laboratoriais, 5.952 cirurgias (geral, oftalmológicas, oncológicas, ortopédicas e pequenas lesões) e 30.714 diagnósticos por imagem, entre outros serviços.

A unidade atende casos de alta complexidade, com clínica geral, três centros cirúrgicos (tecidos moles, ortopédico e geral), raio x, exames de imagem e de laboratório clínico. A cidade conta também com a unidade “Manchinha”, no Pet Parque (Jardim Wilson, zona Sul), que em fevereiro deste ano também completou dois anos, e atende apenas casos de baixa complexidade.

Os números mostram que apesar da pandemia no país, que em março completou um ano, os donos de pets não deixaram de cuidar de seus bichinhos. Em 2020, por exemplo, a quantidade de consultas de clínica médica foi maior (11.852) que em 2019 (10.721), enquanto o número de cirurgias gerais foi de 2.255 no ano passado contra 1.272 no ano anterior.

As duas unidades do Hospital Veterinário oferecem consultas gratuitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e são administradas pela Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), sob supervisão do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

As consultas na unidade da zona Norte são feitas ou por encaminhamento do Hospital Veterinário “Manchinha” ou diretamente no local. O sistema de atendimento nos dois hospitais é feito por meio de distribuição de senhas, a partir das 7h30.

“É motivo de muito orgulho comemorarmos esses dois anos de funcionamento, porque a construção dos hospitais veterinários era um anseio da nossa população”, disse o prefeito Rogério Lins.

Serviço

A unidade da zona Norte está situada na Avenida Lourenço Belloli, 1.480 (Parque Mazzei), e a unidade Sul na Avenida Franz Voegeli, 930 (Jardim Wilson). Outras informações pelo telefone (11) 2829-6220.

Posts Recomendados