SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

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Cláudio Monteiro

Titular: Cláudio Monteiro

Cláudio Monteiro Jr. é técnico em Administração de Empresas, bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômica e Administrativas de Osasco (FEAO), e pós-graduado em Administração Financeira, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP). 

Atuou no mercado Financeiro por 28 anos, em instituições financeiras como Bradesco, Panamericano, BMG e Banco Alfa, ocupando posições de gestão. Há 15 anos atua como empresário na região Oeste, concentrando seu business na cidade de Osasco.

Foi secretário de Administração; Serviços e Obras e de Habitação. Foi convidado a assumir a Secretaria de Administração para a gestão 2021-2024.

A Secretaria de Administração é o órgão municipal que promove a gestão de Pessoal, em consonância com a política de recursos humanos do governo. São de responsabilidade desta Pasta a realização de concursos públicos, a seleção, as contratações, os treinamentos, a administração de cargos e salários e o gerenciamento dos benefícios do servidor ativo. À equipe da Secretaria compete a coordenação e execução de atividades referentes ao registro e controle de pessoal, os serviços de pagamento do funcionalismo municipal e a evolução funcional do servidor. Além disso, cuida da elaboração de portarias e publicação de atos oficiais, bem como a supervisão de licitações publicadas; gerencia o recebimento e protocolo de documentos e papéis que tramitam pelas unidades da Administração; organiza, coordena, controla e executa as atividades de telecomunicações, além de controlar gastos administrativos e as locações que a Prefeitura venha a concretizar. Estão entre as competências, também, o preparo, acompanhamento e operacionalização dos procedimentos para alienações, compra de materiais e contratação de obras e serviços, bem como processar e julgar as licitações promovidas pela Prefeitura.É responsável, desde 2011, pela gestão do Patrimônio mobiliário e imobiliário,efetuando registro, controle, movimentação e demais trâmites afetos aos bens públicos – terrenos, prédios, veículos, equipamentos e mobiliário, entre outros.

Atualmente, a Secretaria de Administração tem priorizado ações que agreguem valor ao funcionalismo através da realização de eventos voltados aos servidores, de parcerias e convênios para benefícios e organização de cursos para capacitação de pessoal.

Lei Complementar nº 212, de 24 de agosto de 2011.

Dispõe a alteração e consolidação da estrutura da Secretaria de Administração – SA, modifica as suas competências, cria e extingue os cargos que especifica. 

 

https://leismunicipais.com.br/a/sp/o/osasco/lei-complementar/2011/21/212/lei-complementar-n-212-2011-dispoe-sobre-a-alteracao-e-consolidacao-da-estrutura-da-secretaria-de-administracao-sa-modifica-as-suas-competencias-cria-e-extingue-os-cargos-que-especifica

Central 156

A população conta agora com mais uma forma de atendimento:trata-se da central telefônica, que pode ser acessada sob o código 156. O serviço já apresenta aos munícipes os principais serviços prestados por cada Secretaria, bem como local e horário de atendimento. O atendimento é 24h.

Através do contato com a Central o cidadão é direcionado ao melhor local de atendimento, reduzindo deslocamentos desnecessários e filas de espera, além de obter informações atualizadas sobre suas demandas, documentos,prazos de resposta, intervenções da Prefeitura em cada área da cidade – tudo com o controle de protocolo, que dá ao cidadão condições de acompanhar o trâmite até o atendimento de sua solicitação.

Mesa Municipal de Negociação Permanente
Instituída pelo Decreto 9472 de 15/09/2005, a Mesa se tornou o principal canal de comunicação entre os servidores e a Administração Municipal. Através das entidades sindicais, o funcionário pode discutir democraticamente assuntos pertinentes ao funcionalismo em reuniões ordinárias mensais. São pautados assuntos de interesse dos servidores, como a situação salarial, condições de trabalho, concessões de benefícios, legislação funcional e demais iniciativas que visam dar qualidade de vida ao trabalhador. A Mesa é composta por representantes das Secretarias de Governo, Saúde, Educação e Administração – sendo esta última, a pasta responsável por coordenar os trabalhos -, e representantes das entidades sindicais.

Infraestrutura

Instalação de sistema informatizado de acesso: Através da instalação e modernização de catracas eletrônicas, o DSA está implantando o sistema de monitoramento de acessos ao Paço Municipal. Os crachás serão obrigatórios para a entrada e saída do edifício, inclusive para os visitantes,que deverão ser devidamente cadastrados.

Melhoria nos sistemas de comunicação: O Departamento de Serviços Administrativos, órgão subordinado à Secretaria de Administração, efetuou recentemente a readequação dos serviços prestados à Prefeitura de acesso à internet, além de reparos e ampliação no sistema de telefonia, implantando inclusive, serviços especializados de Telefonia Fixa Comutada (atribuição/manutenção de ramais adicionais e integração telefônica entre os órgãos da Prefeitura). Também ampliou e modernizou o sistema de telefonia móvel entre os agentes municipais. Estes sistemas permitem a racionalização dos custos e que as ligações efetuadas entre a rede da Prefeitura tenham custos bastante reduzidos, além de ganhar agilidade na comunicação e diminuição nos prazos de resposta.

Segurança do Trabalho

CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes): O Ministério do Trabalho e Emprego institui que todos os órgãos da administração direta e indireta, as empresas de capital privado,público ou misto, bem como outras instituições constituam grupos para orientar e fiscalizar os profissionais com o objetivo de prevenir ou minimizar os riscos de acidentes e doenças decorrentes do exercício de atividades profissionais. A CIPA foi implantada na Prefeitura de Osasco desde 2005, e tem por destaque a atuação direta em todas as unidades de trabalho.

Prevenção de acidentes: Atendendo às normas de segurança vigentes, o Departamento de Serviços Administrativos efetuou a instalação de novos extintores de incêndio -além de providenciar a recarga e manutenção dos já existentes. As leis de segurança no trabalho também se fazem presentes com a aquisição de EPI’s –Equipamentos de Proteção Individual – e outras ferramentas de trabalho.

Convênios para Estágio

CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. Através de convênio firmado com o CIEE, a Prefeitura de Osasco contrata estagiários de nível superior para prestação de serviços nas mais variadas áreas. O estágio remunerado configura uma importante forma de permitir ao estudante desenvolver os conhecimentos necessários à sua carreira.A prática do estágio agrega experiência profissional, contribuindo para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

JUCO – Juventude Cívica de Osasco: Através de parceria com a JUCO, organização sem fins lucrativos que visa a educação civil e profissional de adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, a Prefeitura emprega atualmente cerca de 350 jovens. Todos eles trabalham em carga horária de 30 horas semanais (6h/dia), e recebem remuneração no valor de um salário mínimo, além de 13º salário e férias anuais.

Valorização do servidor

Através de inúmeras iniciativas e parcerias, a atual administração promove, de forma gradativa e crescente, uma série de projetos visando a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários. Entre estes projetos estão:

Cartão Alimentação: Cada servidor da Prefeitura de Osasco, cuja remuneração não ultrapasse seis salários mínimos, recebe mensalmente um crédito, que pode ser utilizado diversos estabelecimentos como supermercados, padarias, açougues e mercearias para a compra de alimentos. O sistema, conhecido como VISA Vale, foi implantado em junho de 2006, depois que estudos apontaram a adoção do sistema como mecanismo de evitar problemas de distribuição de alimentos, além de reduzir custos operacionais.

A liberdade de escolha dada ao servidor, além da praticidade proporcionada, também é uma forma de valorizá-lo: se antes os servidores eram obrigados a transportar as pesadas cestas básicas, agora podem escolher onde e como gastar os créditos.

Restaurante do Servidor: O Restaurante do Servidor oferece diariamente aos funcionários refeições completas e balanceadas, com entrada, prato principal e sobremesa, sempre na hora do almoço.

O cardápio é variado: são 3 opções de salada, sopa, arroz,feijão, 3 tipos de acompanhamento e um prato principal, além de suco e 3 opções de sobremesa, tudo isso por apenas R$ 1,00 – valor este que é descontado diretamente na folha de pagamento do servidor, somente nos dias em que o servidor optar por almoçar no Restaurante.

Para aqueles que estão em dieta, seja ela médica ou nutricional, são oferecidas duas opções de cardápio light, que pelo mesmo preço traz opções mais saudáveis como arroz integral, carnes grelhadas ou prato de frutas.

Já às sextas-feiras os servidores contam com cardápio diferenciado, preparado no Espaço Gourmet, lá mesmo, no Restaurante doServidor.

O espaço é administrado pela empresa Puras, que serve por dia cerca de 1700 refeições aos servidores, número esse que inclui as refeições transportadas e servidas diretamente nas Regionais Norte e Sul.

Almoços temáticos: Com o intuito de incentivar o encontro e a boa convivência dos servidores, o Restaurante do Servidor promove almoços em edições temáticas que incluem, além de decoração do salão, um cardápio especial, quase sempre relacionados à datas comemorativas. Dentre as edições realizadas, destacam-se o almoço de Natal, Almoço Junino, cardápios especiais para os Dias dos Pais, das Mães e no Dia Internacional da Mulher. A realização dos almoços temáticos é mais uma iniciativa da Secretaria de Administração visando transformar o espaço e horário de almoço, para proporcionar a integração e a convivência saudável, em ambiente descontraído, para os servidores.

Desjejum: Preparado no Restaurante do Servidor e distribuído nas Regionais de Obras Norte e Sul e na Secretaria de Habitação, o desjejum é oferecido atualmente a cerca de 870 servidores, que iniciam suas atividades diárias bem preparados e dispostos. O café da manhã é composto por 2 pães e café com leite.

Escola de Formação do Servidor: Para dar melhor estrutura aos cursos de capacitação organizados pelo DARH, a reforma administrativa da Secretaria de Administração previu, em sua estrutura, a criação da Divisão da Escola de Formação do Servidor que, a médio prazo, poderá ampliar ainda mais os ótimos resultados que tem sido alcançados pela equipe. Os próximos passos da Escola são a estruturação de uma grade fixa de cursos, palestras e demais eventos de capacitação, para que o servidor possa se inscrever por iniciativa própria, além da preparação de conteúdo virtual e da biblioteca dos materiais utilizados para a formação.

Fundo de Valorização dos Servidores: foi instituído pela Lei nº 4490, de 13 de julho de 2011, vinculado à Secretaria de Administração, e visa constituir condições financeiras e gerenciais para implantação da política de valorização, desenvolvimento e capacitação dos Servidores Públicos municipais. São objetivos da política de Valorização, Desenvolvimento e Capacitação dos Servidores Municipais, consolidar programa para capacitação e qualificação profissional e gerencial permanente dos servidores públicos municipais, entre outros.

Parcerias – Edital de Chamamento Público: Além dos cursos oferecidos aos servidores, a Prefeitura de Osasco mantém, através da celebração de termos de parceria, vínculo com diversas instituições de ensino das mais diversas áreas. São cursos de idiomas, profissionalizantes, de nível superior e até de pós-graduação. Essa iniciativa,além de permitir aos funcionários desenvolver suas habilidades e competências nos âmbitos social, pessoal e profissional, acarreta a valoração dos seus rendimentos, pois aumenta seu poder de consumo graças à economia gerada com a utilização dos descontos, que podem ser de até 50%.

Financiamento de imóveis: Os servidores interessados em financiar imóveis contam com benefícios exclusivos no Banco do Brasil: o convênio firmado com a prefeitura garante ao servidor as menores taxas de juros praticadas pelo banco, além de isenção nas tarifas de análise jurídica. No www.bb.com.br é possível fazer o download de todos os formulários que devem ser preenchidos e levados diretamente a uma das agências do Banco do Brasil, onde maiores dúvidas podem ser solucionadas. Os endereços das agências e a lista de documentos necessários também podem ser consultados no site.

Empréstimo consignado: Os funcionários da prefeitura contam ainda com vantagens especiais na contratação de empréstimos. Os empréstimos consignados oferecem aos servidores taxas de juros menores em relação às praticadas no mercado,justamente porque são descontados automaticamente na folha de pagamento do servidor, de forma rápida e sem burocracia. Os empréstimos junto às instituições financeiras conveniadas podem ser de qualquer valor, desde que as parcelas somadas – quando houver mais de um empréstimo – não ultrapassem 30% do salário do servidor.

Parcerias – Edital de Chamamento Público
Além dos cursos oferecidos aos servidores, a Prefeitura de Osasco mantém, através da celebração de termos de parceria, vínculo com diversas instituições de ensino das mais diversas áreas. São cursos de idiomas, profissionalizantes, de nível superior e até de pós-graduação. Essa iniciativa, além de permitir aos funcionários desenvolver suas habilidades e competências nos âmbitos social, pessoal e profissional, acarreta a valoração dos seus rendimentos, pois aumenta seu poder de consumo graças à economia gerada com a utilização dos descontos, que podem ser de até 50%.
A partir da publicação do Edital de Chamamento Público outros segmentos de empresa também poderão ofertar aos servidores, condições diferenciadas de acesso a mercadorias e serviços. Podem apresentar propostas empresas das mais diversas áreas, como comércio varejista e prestadores de serviços.

Conheça os convênios

Escola de Idiomas CNA: 35% nos cursos para jovens e adultos e 55% nos cursos para crianças .O desconto se estende aos dependentes.
Telefone: 3698-6111.

Escola Nacional de Administração Pública: oferta de cursos on-line (sistema EaD – Educação à distância) gratuitos para os funcionários.

Escola Paulista de Direito: 25 a 40%. O percentual de desconto varia de acordo com o número de funcionários matriculados no curso.
Telefone: 3274-2828.

Faculdade Aldeia de Carapicuíba: 20% no processo seletivo, matrícula e mensalidades para os funcionários e dependentes.
Telefone: 4146-5775.

Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo: 15% nos cursos regulares e pós-graduação para os funcionários e dependentes.
Telefone: 3123-7800.

Fundação Instituto Tecnológico de Osasco: 25% com pagamento das mensalidades consignadas em folha, para funcionários municipais e seus dependentes.
Telefone: 3652-3000.

Escola de Idiomas Skill: os descontos variam de acordo com o curso escolhido, inclusive para os dependentes (válido para as unidades Bela Vista, Rochdale e Km 18)
Telefone: 3688-1500.

Centro Universitário FIEO: O percentual de descontos foi alterado para 25% para todos e 50% para os alunos que comprovarem renda familiar per capta inferior a 03 salários mínimos.
E de 20% nos de pós-graduação , apenas para funcionários e com desconto em folha de pagamento (os descontos referem-se ao valor bruto das mensalidades).
Telefone: 3651-9928.

Tribunal de Contas dos Municípios: oferece gratuitamente cursos nas áreas de administração pública e gestão de recursos públicos, voltado somente para funcionários.
Telefone: 5080-1000.

Yes Idiomas: isenção da taxa de matrícula e desconto de 50% durante todo o curso e 15% na aquisição de livros e materiais didáticos, para funcionários e dependentes.
Telefone: 3654-4263.

Faculdade Instituto Paulista de Ensino: 40% de desconto nos cursos de graduação e pós e 10% Ensino fundamental, Médio e Cursinho, para funcionários e dependentes.
Telefone: 3133-5400.

Universidade Nove de Julho: descontos de 15% (quinze por cento) aos servidores públicos da Prefeitura e seus respectivos dependentes, aplicados nas mensalidades dos cursos de Graduação nos 04 (quatro) campi da UNINOVE (Vila Maria, Memorial, Vergueiro e Santo Amaro), no período matutino, com exceção dos cursos de Medicina e Odontologia, além de cursos de Pós Graduação e cursos de Graduação oferecidos na modalidade EAD – Educação à Distância.

Financiamento de imóveis: Servidores interessados em financiar imóveis contam com benefícios exclusivos no Banco do Brasil: o convênio firmado com a prefeitura garante ao servidor as menores taxas de juros praticadas pelo banco, além de isenção nas tarifas de análise jurídica.
No www.bb.com.br é possível fazer o download de todos os formulários que devem ser preenchidos e levados diretamente a uma das agências do Banco do Brasil, onde maiores dúvidas podem ser solucionadas. Os endereços das agências e a lista de documentos necessários também podem ser consultados no site.

Ótica Fiovani: 20% nas compras com pagamento à vista e 10% nas compras parceladas (Loja no Walmart) – Telefone: 3682-2678.

FLORQDIZ floricultura virtual: 15% de desconto nas compras à vista.
Telefone: 2284-4408.

Ótica Diniz: 30% de desconto nas compras à vista e 20% nas compras parceladas –
Telefone: 3681-5272.

Physical Sports Academia: descontos nos planos semestrais e anuais com isenção de taxa de matrícula.
Telefone: 3689-1613.

Centro Odontológico Agami Atendimento 24h: Descontos variados em todos tratamentos odontológicos, inclusive implantes.
Telefone: 5051-2671.

Farma Adrians: Manipulação e homeopatia e perfumaria – Descontos de 5 a 25% e parcelamento sem juros no cartão de crédito.
Telefone: 3682-0070.

Colégio Papa Mike Ltda: Concede desconto de 20% nos cursos livres, 10% no Ensino Fundamental e Médio, 15% na Educação Infantil e 10% em cursos técnicos. Descontos válidos para servidores e dependentes.
Telefone: 3685.2120

Faculdade Anhembi Morumbi: 10% de desconto nos cursos de Graduação Executiva, 20% nos cursos de Graduação, 10% nos cursos de EAD (online), 20% em pós-graduação e 20% nos cursos de MBA. Válido para servidores e dependentes.
Telefone: 4007-1192

Endereço: Avenida Lázaro de Mello Brandão, 300 – Vila Campesina

Contato:(11) 3652-9510

E-mail: sa@osasco.sp.gov.br

 

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