SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

osasco-habitacao-e-deenvolvimento
prefeitura-de-osasco-secretario-desenvolvimento-inovacao-jose-vido
Titular: José Carlos Vido
Casado, nascido em Inubia/SP, estudou Administração nas Faculdades Integradas Campos Salles. Trabalhou como assessor na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo); como secretário municipal na extinta Secretaria de Controle do Uso do Solo; como presidente na empresa EPO (Escritório de Planejamento de Osasco); como presidente da Prosasco S.A. e da ABEMURB (Associação Brasileira de Entidades de Desenvolvimento Urbano). Foi secretário de Esportes e de Saúde de Osasco. Atuou como chefe de gabinete do prefeito. Em janeiro de 2021 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. No novo desafio, Vido encara agora a Secretaria de Assistência Social.
– Coordenar a Política Pública de Assistência Social no município, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
– Ofertar  serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e/ou especial para famílias, indivíduos ou grupos que deles necessitarem;
– Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e dos grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais;
– Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam convivência familiar e comunitária.
– Efetivar a Política de Assistência Social no sentido de facilitar o acesso aos direitos sociais e tornar a ação socioassistencial alcançável pelas demais políticas publicas.
– Promover a igualdade de direitos no acesso e no atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo a equivalência às populações.
  • DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS
Diretora: Eliana Monteiro
DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS
O Departamento da Gestão do Suas possui papel estratégico dentro da pasta da Assistência Social e é compreendido por duas Gerências: a Gerência da Vigilância Socioassistencial e a Gerência da Gestão do Trabalho, Educação Permanente e Regulação do Suas, fruto da recente reforma administrativa efetivada em 2020.  

Vigilância Socioassistencial
A Vigilância Socioassistencial produz, sistematiza e analisa informações sobre os territórios e as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos para, por meio de tais estudos e diagnósticos, ampliar o conhecimento sobre a realidade do município e as necessidades da população, podendo auxiliar no planejamento e na organização das ações desenvolvidas pelo poder público no território, atendendo às necessidades da população, efetivando seus direitos sociais.  
Contato
Coordenação da Vigilância Socioassistencial
Contato: 2183-6710, atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h
E-mail: vigilanciasocial.sas@osasco.sp.gov.br
Estudos produzidos pelo Departamento
Análise da População Idosa do Município para fins de instalação de Novo Centro de Convivência
Análise Dos Casos em Vulnerabilidade Social no CADÚnico
Análise de Progressão de Demandas e Articulação com Vulnerabilidades Socioassistenciais 2020
Análise do Benefício de Prestação Continuada para PCDs 2021 
Análise dos Afastamentos de Trabalhadores por Suspeita de Covid-19
Ficha de Identificação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -PETI
Notas sobre a Localização e Quantificação de Vulnerabilidades Sociais no município de Osasco
Carta de Serviços da Família Acolhedora

Gestão do Trabalho, Educação Permanente e Regulação do SUAS
A Gestão do Trabalho, Educação Permanente e Regulação do SUAS objetiva a criação e manutenção de estruturas de referência técnica e institucional no âmbito do trabalho, o estabelecimento de uma rede de formação permanente dos trabalhadores, pressupondo processos unificados e construídos coletivamente com as equipes dos equipamentos. No escopo da Regulação do SUAS, atua com a legislação pertinente à Política de Assistência Social, para definição de mecanismos e instrumentos da gestão do SUAS, propondo normas e procedimentos que uniformizem institucionalmente a prática regulatória. 
DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
Análise dos Beneficiários BPC – Pessoas com Deficiência 2021. Baixe aqui
Diretora do Departamento de Proteção Social Especial
Nome: Danielle Silva Bueno
Endereço: Rua Dom Ercílio Turco, 180 – Bela Vista
Telefone: 97394-4193
UNIDADES
  • CENTRO POP
Cleonice Pereira Cardoso – Gerente Administrativo
Endereço: Rua Martins Afonso, 244 – Jardim Piratininga
Telefone: 3599-3480 / 3602-5465 / 94288-6806
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
  • CREAS NORTE
Márcia Samartini da Silva – Gerente Administrativo
Endereço: Av. São José, 162 – Vila Ayrosa
Telefone: 3599-7716 / 3656-5594 / 94288-9254
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
  • CREAS SUL
Tânia Aparecida Lima Pessoa – Gerente Administrativo
Endereço: Rua Capistrano de Abreu, 274 – Jaguaribe
Telefone: 3698-5727 / 3698-6221 / 08007710433
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
  • CASA VIDA NOVA
Juliane Cristine de Lima – Gerente Administrativo
Tel: 3681-2819 / 3682-2550
Horário de Funcionamento: 24h
  • CASA NOVA ESPERANÇA
Tânia Regina dos Santos – Gerente Administrativo
Telefone: 3609-6899
Horário de Funcionamento: 24h
  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO ADULTO CENTRO
Michelle Oliveira Fiuza – Gerente Administrativo
Endereço: R. Dr. Mariano Jatatti Marcondes Ferraz, 418 – Centro
Telefone: 3656 2543
Horário de Funcionamento: 24h
  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO ADULTO ROCHDALE MASCULINO
Rosimary Aparecida Biazzotti Silva – Gerente Administrativo
Endereço: Rua Belo Horizonte, 87 – Rochdale
Telefone: 3654-2869
Horário de Funcionamento: 24h
  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO ADULTO ROCHDALE FEMININO E FAMÍLIA
Osmar Ferreira Silva – Gerente Administrativo
Endereço: Rua Belo Horizonte, 87 Rochdale
Telefone: 3654 1996
Horário de Funcionamento: 24h
  • ULPI – UNIDADE DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSO
Fernanda Venâncio Cesar – Gerente Administrativo
Endereço: R. Joaquim Félix Ribeiro, 831 – Vila Yolanda
Tel: 3605-9531
Horário de Funcionamento: 24h
Texto adicionais
CREAS
Objetiva acolher pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto sustento. O público atendido é adulto, de ambos os sexos que estejam enfrentando situações citadas acima. A característica desse serviço é auto-gestão e os encaminhamentos se dão pela avaliação técnica do CREAS POP.
ALBERGUE
Objetiva acolher temporariamente, pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto sustento. O atendido é adulto, de ambos os sexos que estejam enfrentando situações citadas acima. A porta de entrada é pelo serviço de abordagem social de rua, procura espontânea, encaminhamentos da rede Socioassistencial.
CASAS
Serviço de acolhimento provisório, excepcional para crianças e adolescentes, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Esse serviço caracteriza-se por Casa de Passagem; é intermediário entre avaliação técnica (SAPS, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar), para as definições dos encaminhamentos. Destina-se a crianças e adolescentes, do sexo feminino ou masculino de 06 a 17anos e 11. As crianças e adolescentes acolhidos neste equipamento são encaminhadas, necessariamente, pela Vara da Infância e Juventude – VIJ e pelo Conselho Tutelar – CT.
DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
Confira as Unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)
Diretora de Proteção Social Básica:
Nome: Paulete Aparecida da Silva
Endereço: Rua Dom Ercílio Turco,180 – Bela Vista / Cep.: 06080-000
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
Telefone: 2183-6727 / 2183-6731 / (11) 97550-5812
e-mail: dpsb.sas@osasco.sp.gov.br
Unidade: Centro de Atenção a Terceira Idade – CATI
Nome: Sirlei Mendonça Oliveira
Cargo: Gerente Administrativa
Tel.: (11) 2183-6736 / (11) 98481-6899
Endereço: Rua Dom Ercílio Turco,180 – Bela Vista / Cep.: 06080-000
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: cati.saps@osasco.sp.gov.br
  • Unidade: Cras Bonança
Nome: Vilta Alves Rodrigues
Cargo: Gerente Administrativa
Tel.: (11) 3654-2912 / (11) 95161-2805
Endereço: Rua Antônio Jacinto Rangon, 45 – Jardim Bonança / Cep.: 06266-280
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: crasbonanca.sas@osasco.sp.gov.br
*Instalado dentro das dependências do CEU das Artes do Jardim Bonança
  • Unidade: Cras 1º de Maio
Nome: Almerinda Cardoso Machado da Rosa (Nena)
Cargo: Gestora Administrativa
Tel.: Telefone: (11) 3685-0509 / (11) 95446-2354
Endereço: Rua Nelson Mandela, s/nº – Jardim Primeiro de Maio / Cep: 06083-080
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: admcras1demaio@gmail.com
*Instalado dentro das dependências do CEU das Artes 1º de Maio
  • Unidade: Cras Km 18
Nome: Regina Nogueira da Cunha
Cargo: Gerente Administrativa
Telefone: (11) 3607-1419 / (11) 3607-2346 / (11) 98616-4405
Endereço: Rua Vitório Tafarello, 578, Km 18 / Cep.: 06192-150
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: craskm18.sas@osasco.sp.gov.br
  • Unidade: Cras Munhoz
Nome: Monica de Souza Mariano Santos
Cargo: Gerente Administrativa
Telefone: (11) 3602-0390 / (11) 3656-7570 (11) 98288-1341
Endereço: Rua Vereador Sadamitu Omosako, 112 – Jardim Munhoz Júnior / Cep.: 06240-190
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: crasmunhoz.sas@osasco.sp.gov.br
  • Unidade: CRAS Padroeira
Nome: David Souza Machado
Cargo: Gerente Administrativa
Tel.: (11) 3608-3039 / (11) 97160-7315
Endereço: Avenida Padroeira, s/nº, Jardim Padroeira / Cep.: 06162-215
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: craspadroeira.sas@osasco.sp.gov.br
  • Unidade: Cras Piratininga
Nome: Fatima Regina Ribeiro
Cargo: Gerente Administrativa
Tel.: (11) 3656-4509 / (11) 96176-8271 / 96513-8085
Endereço:  Rua Martin Afonso, 244, Jardim Piratininga / Cep.: 06233-130
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: craspiratininga.sas@osasco.sp.gov.br
  • Unidade: Cras Rochdale
Nome: Lucimara da Silva Viana
Cargo: Gerente Administrativa
Tel.: (11) 3691-8074 / (11) 96633-5831
Endereço: Rua Águas de Lindóia, 425- Jd. Rochdale / Cep.: 06223-160
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: crasrochdale.sas@osasco.sp.gov.br
  • Unidade: Cras Santo Antônio
Nome: Erlan Severino de Lira
Cargo: Gerente Administrativo
Tel.: (11) 3699-4201 / (11) 3685-1989 / (11) 95428-7679
Endereço: Rua Marte, 50, Jd. Santo Antônio / Cep.: 06132-290
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: crassantoantonio.sas@osasco.sp.gov.br
  • Unidade: Cras Veloso
Nome: Socorro Silva dos Santos Oliveira
Cargo: Gerente Administrativa
Tel.: (11) 3692-5952 / (11) 3609-8826 / (11) 95953-5452
Endereço:  Avenida Sarah Veloso, 299, Jardim Veloso/ Cep.: 06150-000
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: crasveloso.adm@gmail.com
  • Unidade: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Vila Yara
Nome: Maria Aparecida Marion de Meira
Cargo: Gerente Administrativa
Tel.: (11) 3654-2897 / (11) 96469-0575
Endereço:  Rua Benedito Soares Fernandes, 7 – V. Yara / Cep.: 06020-070
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h
e-mail: ccfv.sas@osasco.sp.gov.br
COMO FUNCIONA
O Serviço consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas por um período indeterminado, bebês, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social. Trata-se de uma política pública que garante o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes separados de suas famílias, até sua reintegração familiar ou adoção.
Família Acolhedora é um trabalho voluntário. Entretanto, enquanto estiver com a criança, a família recebe uma bolsa auxílio no valor aproximado de um salário mínimo para auxiliar nas despesas da criança acolhida.
QUEM PODE SE CADASTRAR
Para se cadastrar você precisa: morar em Osasco ou municípios vizinhos; ter mais de 25 anos; não ter interesse em adoção; estar em boas condições de saúde física e mental; ter a concordância de todos os membros da família; ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço; ter uma fonte de renda além da bolsa auxílio; não estar respondendo a nenhum processo criminal ou relacionado à infância e juventude.
COMO PARTICIPAR
Se você tem interesse em Participar, 
A pessoa interessada em participar como voluntário não precisa ser casada. No entanto, é necessário que tenha uma rede de apoio familiar, como pais ou irmãos, para que a criança seja assistida 24 horas por dia. O interessado não pode estar inscrito em programas de adoção. A família acolhedora tem apenas a guarda provisória do jovem e, em casos de viagem com o mesmo, por exemplo, tem de solicitar autorização do juiz.
Cadastre-se no site oficial http://www.familiacanguru.osasco.sp.gov.br/
Mais informações nos telefones (11) 2183-6723 / (11) 99689-6568
E-mail para: familiacanguru.sas@osasco.sp.gov.br
CARTA DE SERVIÇOS DA FAMÍLIA ACOLHEDORA

Acesse aqui

Baixe aqui o Relatório da Situação de Crianças e Adolescentes do Município de Osasco

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI
O município de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem trabalhado para combater o trabalho infantil.
Contribua denunciando situações de exploração infantil. Disque 100 ou 156 (156 ou 3651-7080). O atendimento é sigiloso e gratuito e funciona 24h/dia, sete dias da semana.
Ficha de Identificação do Programa de Erradicação de Combate ao Trabalho Infantil

Baixe aqui

Endereço: Rua Dom Ercílio Turco , 180 – Vila Osasco
Contato: (11) 2183-6711  ou (11) 2183-6700
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mail: sas@osasco.sp.gov.br
Skip to content