SECRETARIA EXECUTIVA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

foto-osasco
whatsapp-image-2021-02-01-at-11.01.24

Titular: Amanda França

Nascida no ano de 1983, em Osasco, passou sua infância no município de Piraju, onde iniciou sua participação nos movimentos estudantis no ensino médio, com continuidade nos centros e diretórios acadêmicos da Universidade Estadual de Londrina, onde graduou-se em Ciências Sociais em 2005.

Também é Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo (2016), com ênfase em instrumentos de políticas públicas e participação social na construção de planos municipais, com destaque para a gestão de resíduos em nível local.

Realiza há mais de 12 anos um amplo trabalho com foco em políticas públicas. Em 2008, iniciou como voluntária na Secretaria de Meio Ambiente na Prefeitura de Osasco. Assumiu como Assessora em 2009. Exerceu a função de Diretora Técnica entre os anos 2013 a 2020, sendo nomeada em seguida para o cargo de Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Ganhou prêmios por projetos, entre eles: Minas e Nascentes (PNUD), Gestão de Resíduos – OGR, com destaque na construção participativa junto à municipalidade em todas as etapas.

Atuante em coletivos que buscam construir a participação social, iniciou um trabalho voltado a grupos e lideranças em Osasco e região. Com especializações e cursos nas áreas de desenvolvimento de pessoas, análise comportamental e programação neolinguística, tem alcançado importantes resultados com um olhar voltado para ferramentas que potencializam o fortalecimento e o empoderamento individual e coletivo.
Feminista, idealizadora do projeto “Nós: Diversidade em Movimento”, cujo objetivo dialoga com pautas para mulheres, população negra e LGBTQIA+, assumiu, no ano de 2021, o desafio de contribuir com a causa da igualdade racial à frente da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, Osasco.

Atuante nas causas cuja paixão é diretriz para sua vida, acredita na ampliação e ocupação de espaços representativos a partir de equidade de gênero e defesa dos direitos humanos.

Atribuições da Secretaria de Políticas de Promoção e Igualdade Racial

Órgão responsável pela elaboração, definição, articulação e fiscalização das Políticas Públicas para a Igualdade Racial.

Compete à SEPPIR, assessorar o prefeito na formulação de políticas e diretrizes voltadas à promoção da igualdade racial; coordenar e acompanhar as políticas transversais de Governo para a promoção da igualdade racial, no planejamento, coordenação da execução e avaliação do Plano Municipal de Promoção e Igualdade Racial; promover e acompanhar a execução dos programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação da promoção da igualdade racial; articular e facilitar a concretização de projetos, programas e políticas de ação governamental na área, Acompanhar e monitorar a implementação da Lei nº 10.639/06, que institui o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na rede municipal de ensino, entre outras.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

O Núcleo de Promoção da Igualdade Racial tem por objetivo o desenvolvimento de políticas no sentido de enfrentar o racismo e o preconceito racial em suas diversas formas. Compete ainda ao corpo técnico promover ações de fortalecimento dos movimentos relacionados à questão do Negro e Indígena, valorização e conscientização sobre a identidade étnica e elevação da autoestima, em paralelo a gestão do Centro de Cultura Afro Brasileira Casa de Angola.

Lei 10.639/03
Desenvolvimento de ações afirmativas para fortalecimento da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, como parte de um conjunto de políticas afirmativas que visam reparar erros históricos, inserir nos currículos escolares o estudo da história e da cultura africana e afro brasileira.

Fluxo de Denúncias
Espaço de acolhimento e encaminhamento de denúncias de crime racial. Acesse 156

Ações Realizadas
Novembro Negro
Concurso Beleza Negra

Endereço: Avenida Lázaro de Mello Brandão, 300 – Vila Campesina

Contato: 3652-9000/ 3651-7080

 

Skip to content