SECRETARIA EXECUTIVA DE COMPRAS E LICITAÇÕES

foto-osasco
whatsapp-image-2021-01-28-at-07.12.28

Titular: Meire Regina Hernandes

É advogada e atual secretária da Secretaria Executiva de Compras e Licitações da Prefeitura de Osasco, sendo responsável por todas as licitações das secretarias municipais, com atuação destacada na área licitatória, com vasta experiência na coordenação, elaboração e condução de processos licitatórios, planejando, supervisionando e instruindo a execução dos processos para a aquisição de bens, contratação de serviços e projetos de reformas e obras em geral, em todas as modalidades previstas na legislação brasileira, desde a elaboração do termo de referência até a conclusão final do processo, com ênfase aos princípios constitucionais que regem todo o procedimento licitatório e normas públicas de Compliance.

Na área jurídica, atuou nos últimos anos na administração pública e privada ocupando cargos de assessoria e direção.

Foi Assessora Legislativa Parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo, onde atuou como presidente da Comissão Permanente de Licitações, sendo responsável por todas as licitações do órgão.

Trabalhou como Assessora Jurídica na Prefeitura de São Paulo na Secretaria de Relações Governamentais; como Coordenadora Jurídica do Comitê de Acompanhamento Legislativo junto à Câmara Municipal de São Paulo, e trabalhou também como Assessora na Diretoria Jurídica da Companhia Metropolitana de Habitação – COHAB/SP.

Advogada, com perfil generalista do direito e carreira desenvolvida em escritórios de grande porte e na área pública, com atuação destacada na esfera contenciosa, consultiva e administrativa, atuando em todas as áreas do Direito Público. Tem experiência em Compliance, licitações, contratos administrativos, implementação de políticas públicas e governança.

Foi professora assistente do Curso Preparatório para o Exame da OAB, no Complexo Jurídico Damásio de Jesus, ministrando aulas de Direitos Difusos e Coletivos.

Possui MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental, pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Tributário, Especialização em Direito Contratual, Curso de Compliance pela LEC (Legal, Ethics & Compliance), além de vários cursos na área de licitações.

Desde 2017 está à frente do Departamento Central de Licitações e Compras da Prefeitura de Osasco, tendo sido reconduzida em 2021 ao cargo de secretária Executiva de Compras e Licitações.

Compete à Secretaria Executiva de Compras e Licitações prestar assistência e assessoramento direto e imediato ao Chefe do Poder Executivo Municipal na revisão e implantação de normas e procedimentos relativos às atividades de aquisições e licitações da Administração Municipal.

Programar, executar, supervisionar, controlar e coordenar os procedimentos de compras da Administração, de acordo com as normas e diretrizes superiores do Governo Municipal.

Prestar suporte administrativo necessário para o funcionamento eficaz da Comissão de Licitação.

Realizar, em coordenação com as Secretarias de Planejamento e Gestão e de Finanças, os procedimentos administrativos e de gestão orçamentária e financeira necessários para a execução de suas atividades e atribuições, dentro das normas superiores de delegações de competências.

Programar as atividades de consultoria e assessoramento jurídico necessárias para o desempenho oportuno e eficaz de suas atribuições, zelando em todo momento pela defesa dos interesses da Administração Pública Municipal, dentro das normas superiores de delegações de competências.

Monitorar e avaliar o cumprimento das diretrizes, metas e objetivos institucionais sob sua responsabilidade, em coordenação com a Secretaria de Planejamento e Gestão, apresentando ao Chefe do Governo Municipal as propostas de decisão e adequação que permitam o cumprimento dos compromissos assumidos com a população no Plano de Governo.

Acompanhar e controlar a execução de contratos celebrados pelo Município na sua área de competência.

Ordenar, por seu titular, as despesas da Secretaria Executiva de Compras e Licitações, e controlar sua gestão, administração e utilização das dotações orçamentárias da unidade administrativa, nos termos da legislação em vigor, e em todas as esferas jurídicas.

Autorizar, em conjunto com o Chefe do Poder Executivo Municipal, a abertura de licitações, assinaturas de editais, julgamentos dos recursos administrativos e adjudicações do certames, bem como pela avaliação da execução contratual, sempre que as contratações recaírem sobre bens e/ou serviços diretamente pertinentes às dotações orçamentárias específicas da Secretaria Executiva de Compras e Licitações, com exceção das obras e serviços de engenharia, a cargo e responsabilidade exclusiva da Secretaria Serviços e Obras, cientificando o Prefeito Municipal.

Cumprir todas as obrigações assemelhadas, que forem dispostas em Decretos Municipais e Ordens de Serviço.

Nova Lei de Licitação n° 14.133/2021

Estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Decreto Municipal nº 11.750/2018 

Dispõe sobre os procedimentos de licitação e de celebração de contratos, atas de registro de preços e equivalentes, pela Administração Municipal, regulamenta a aplicação de penalidades e dá outras providências.

Lei Complementar nº 212/2011

Dispõe sobre a alteração e consolidação da estrutura da Secretaria de Administração – SA, modifica as suas competências, cria e extingue os cargos que especifica.

Lei Federal nº 8666/1993 

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

Decreto Federal nº 10.520/2002 

Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.

Decreto Federal nº 10.024/2019

Regulamenta a licitação, na modalidade pregão, na forma eletrônica, para a aquisição de bens e a contratação de serviços comuns, incluídos os serviços comuns de engenharia, e dispõe sobre o uso da dispensa eletrônica, no âmbito da administração pública federal.

No Portal da Transparência da Prefeitura de Osasco são encontradas, por exemplo, informações sobre gastos com servidores; relação de despesas, repasses e transferências de recursos públicos; relação de patrimônio imobiliário; procedimentos licitatórios; contratos, convênios, termos de parceria celebrados pelos entes administrativos; despesas de viagens; entre outras informações.

Acesse aqui 

Endereço: Avenida Narciso Sturlini, 161

Contato: (11) 3652-9257 e 3652-9539

Horário de atendimento ao público: segunda a sexta, das 9h às 16h30

E-mail: secol@osasco.sp.gov.br

Skip to content