Semana da Pessoa com Deficiência é comemorada com Oficinas Terapêuticas

Osasco

Texto: Olga Liotta
Imagens: Fernanda Cazarini

O Centro Especializado em Reabilitação Dr. Edmundo Campanhã Burjato (CER II – Osasco), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde e administrado pelo Instituto de Gestão Administração e Treinamento em Saúde (IGATS), em parceria com a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência e com o apoio do Super Shopping, promove até o dia 25/9 a Semana da Pessoa com Deficiência, com uma exposição que é tema das atividades desse ano “Olhando para as Deficiências”.

A exposição e as diversas oficinas gratuitas estão instaladas no 2º andar do Super Shopping Osasco, localizado na Avenida dos Autonomistas, 1828, ao lado direito da escada rolante, sentido para quem sobe, vizinha a uma loja de artigos esportivos. O prefeito Rogério Lins e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Lins, foram ao local prestigiar o evento. “É sempre bom acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos assistidos pelo CER”, disse o chefe do Executivo.

A ação tem como foco difundir as diversas condições que envolve a pessoa com deficiência no convívio social e a importância da participação coletiva na realidade e transformação de vida deles, explicaram os coordenadores técnicos do CER Osasco, Rebeca Mancini e Ricardo Beserra.

É um enorme prazer ocupar esse espaço com foco nas eficiências dos nossos atendidos, mostrando suas capacidades e potencialidades, deixando qualquer forma de capacitismo de lado. Além de apresentar os trabalhos desenvolvidos no Centro, o evento permite que a população de Osasco tenha o conhecimento e a vivência de um serviço público do município que atenda os usuários com deficiência intelectual e/ou física e que é acessível a todos que necessitarem”, ressaltou Rebeca.

Ocupar um espaço como este é uma oportunidade de romper com a habitualidade do Shopping e desmistificar o pensamento que se tem da pessoa com deficiência, logo, apresentar as eficiências do nosso público é mais um passo na luta por espaço e respeito”, reforçou Ricardo.

Seu Humberto, morador do Jardim Sara, trouxe o filho Carlos Humberto Basso, que é atendido pelo Centro de Reabilitação, para participar da oficina recreativa realizada na terça-feira, 21.

Estou gostando muito desse trabalho. Está tudo lindo e bem decorado, tem muitas fotos aqui mostrando um pouco da rotina deles e o local é bem apropriado. Meu filho não via a hora de vir. E já marcou comigo na quinta e no sábado. Vou trazer ele para a carreata e as demais atividades”, comentou Humberto.

As oficinas terapêuticas contam com o apoio de oficineiros e demais profissionais que atuam no CER II. Renata, que é Síndrome de Down, estava acompanhada da irmã mais velha, e amou participar da oficina de confecção de balangandã com papel crepom multicolorido, que trabalha com a coordenação viso-motora, noção espacial, lateralidade, entre outras habilidades.

As oficinas atendem tanto nossos pacientes como o público em geral, que tenha curiosidade de conhecer nosso trabalho. Nossos profissionais dão todo o suporte e orientação nas atividades. Vale a pena conferir!”, concluiu Rebeca.

A Semana da Pessoa com Deficiência teve início na segunda, 20, com oficina de Música e na terça-feira, 21/9, data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, teve oficina recreativa.

Nos próximos dias haverá oficina de meio ambiente, artesanato e dança. No sábado, 25/9, às 9h, terá uma carreata com saída de frente da Prefeitura seguindo até o Super Shopping, onde ocorrerão outras ações, encerrando com um espetáculo, às 18h.

22/9 (quarta-feira) – 13h às 19h
Oficina de Meio Ambiente
23/9 (quinta-feira) –13h às 19h
Oficina de Artesanato