UBS do Jardim Conceição é entregue renovada à população

Texto: Olga Liotta
Imagens: Marcelo Deck

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, entregou na quinta-feira, 20/5, a reforma e modernização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lia Buarque Macedo Gasperini, situada na Avenida Clóvis Assaf, 460, Jardim Conceição, paralela a Avenida dos Trabalhadores. A unidade está em excelente localização, com acesso a várias linhas de ônibus municipais e intermunicipais, e atende a cerca de 30 mil moradores da região. Além do Conceição, Jardim Primeiro de Maio, Santa Maria e Fazendinha, entre outros.

A reforma incluiu troca de piso, portas e janelas, renovação nas redes elétrica e hidráulica e gases medicinais, manutenção do telhado, readequação dos espaços internos e externos, nova pintura e layout para os ambientes.

A unidade ganhou nova recepção, consultórios de clínico geral, psicologia, odontologia, ginecologia, pediatria, salas de vacinação, medicação, farmácia, inalação, terapia em grupo, reuniões, enfermagem, acolhimento, administrativo, coleta, almoxarifado, refeitório, vestiário e sala de reuniões. Os sanitários feminino e masculino foram adaptados para pessoas com deficiência.

Foram instalados ainda novos aparelhos de ar-condicionado e equipamentos nas salas de espera, recepção, odontologia e administração. A fachada recebeu novo paisagismo e nova pintura, além da instalação de lâmpadas de Led dentro e fora da UBS.

A revitalização e modernização das unidades de saúde é realizada pela Uninove, por meio de uma contrapartida da instituição de ensino ao município, já que os alunos do curso de medicina fazem estágio na rede de saúde municipal.

“A reforma da UBS era uma reivindicação antiga dos moradores. Essa entrega conclui mais uma etapa do nosso plano de modernização na área da saúde e representa mais uma conquista para a nossa população. Este equipamento é de vocês e para vocês”, disse Rogério Lins durante o descerramento da placa de reinauguração da unidade.

“Um ambiente de trabalho adequado é fundamental para exercermos a nossa profissão com qualidade e segurança e também para os pacientes em razão dos riscos inerentes à nossa área de atuação, ainda mais nesse momento de pandemia. É  gratificante ter uma nova estrutura de trabalho, prevenindo, promovendo e recuperando a saúde bucal da população através do nosso Sistema Único de Saúde”, ressaltou Sofia Beviláqua, cirurgiã-dentista e funcionária da UBS Lia Buarque desde 2019.

MODERNIZAÇÃO

O plano de modernização da prefeitura na área da saúde inclui as 35 unidades básicas de saúde. Além da UBS do Jardim Conceição, a prefeitura entregou, em abril, a reforma da UBS do Jardim Roberto. A próxima da lista – em fase de finalização de reforma e modernização – é a UBS Santa Maria Goretti, do Jardim Bela Vista.

Nos últimos dois anos, a atual administração entregou quatro novas UBSs: Jardim Rochdale, Jaguaribe, Presidente Altino e Vila Yara, e revitalizou as UBSs dos bairros Munhoz Jr, Vila Menck, Olaria do Nino, Metalúrgicos, Vila Yolanda, Padroeira, Vila Ayrosa, Novo Osasco e Três Montanhas.

Participaram do evento os secretários municipais, Thiago Silva (Comunicação), José Carlos Vido (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Suzete Souza Franco (adjunta de Saúde).

Serviço

A UBS Lia Buarque Macedo Gasperini passa a atender os munícipes a partir desta sexta-feira, 21/5.

Endereço: Avenida Clóvis Assaf, 460, Jardim Conceição, paralela a Avenida dos Trabalhadores

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Linhas municipais que atendem a região: 006-2 e 004-2 (municipais) e as intermunicipais 496, 404 e 835.

Posts Recomendados