SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

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Titular: José Carlos Vido

Casado, nascido em Inubia/SP, estudou Administração nas Faculdades Integradas Campos Salles. Trabalhou como assessor na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo); como secretário municipal na extinta Secretaria de Controle do Uso do Solo; como presidente na empresa EPO (Escritório de Planejamento de Osasco); como presidente da Prosasco S.A. e da ABEMURB (Associação Brasileira de Entidades de Desenvolvimento Urbano). Foi secretário de Esportes e de Saúde de Osasco. Atuou como chefe de gabinete do prefeito. Em janeiro de 2021 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. No novo desafio, Vido encara agora a Secretaria de Assistência Social.

Adjunto: Daniel Matias da Silva

– Coordenar a Política Pública de Assistência Social no município, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

– Ofertar  serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e/ou especial para famílias, indivíduos ou grupos que deles necessitarem;

– Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e dos grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais;

– Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam convivência familiar e comunitária.

– Efetivar a Política de Assistência Social no sentido de facilitar o acesso aos direitos sociais e tornar a ação socioassistencial alcançável pelas demais políticas publicas.

– Promover a igualdade de direitos no acesso e no atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo a equivalência às populações.

DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS
O Departamento da Gestão do Suas possui papel estratégico dentro da pasta da Assistência Social e é compreendido por duas Gerências: a Gerência da Vigilância Socioassistencial e a Gerência da Gestão do Trabalho, Educação Permanente e Regulação do Suas, fruto da recente reforma administrativa efetivada em 2020.  


Vigilância Socioassistencial

A Vigilância Socioassistencial produz, sistematiza e analisa informações sobre os territórios e as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos para, por meio de tais estudos e diagnósticos, ampliar o conhecimento sobre a realidade do município e as necessidades da população, podendo auxiliar no planejamento e na organização das ações desenvolvidas pelo poder público no território, atendendo às necessidades da população, efetivando seus direitos sociais.  


Gestão do Trabalho, Educação Permanente e Regulação do SUAS

A Gestão do Trabalho, Educação Permanente e Regulação do SUAS objetiva a criação e manutenção de estruturas de referência técnica e institucional no âmbito do trabalho, o estabelecimento de uma rede de formação permanente dos trabalhadores, pressupondo processos unificados e construídos coletivamente com as equipes dos equipamentos. No escopo da Regulação do SUAS, atua com a legislação pertinente à Política de Assistência Social, para definição de mecanismos e instrumentos da gestão do SUAS, propondo normas e procedimentos que uniformizem institucionalmente a prática regulatória. 

Contato
Coordenação da Vigilância Socioassistencial
Contato: 2183-6710, atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h
E-mail: vigilanciasocial.sas@osasco.sp.gov.br

Estudos produzidos pelo Departamento

Análise do Questionário Situacional dos Usuários dos Centros de Convivência da Oferta Direta – julho 2022 (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos e COVID-19)

Estudo para Definição de Abrangência Territorial do CRAS Jardim D’Abril – julho 2022

Análise da População Idosa do Município para fins de instalação de Novo Centro de Convivência

Análise Dos Casos em Vulnerabilidade Social no CADÚnico

Análise de Progressão de Demandas e Articulação com Vulnerabilidades Socioassistenciais 2020

Análise do Benefício de Prestação Continuada para PCDs 2021 

Análise dos Afastamentos de Trabalhadores por Suspeita de Covid-19

Estudo sobre demanda territorializada de Novo CREAS – 2021

Ficha de Identificação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -PETI

Notas sobre a Localização e Quantificação de Vulnerabilidades Sociais no município de Osasco

Carta de Serviços da Família Acolhedora

CHEFE DE GABINETE DA SAS 
Eduardo Soares da Silva – Contato: (11) 2183-6733

DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

Confira as Unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)

Diretora de Proteção Social Básica:

Nome: Paulete Aparecida da Silva

Endereço: Rua Dom Ercílio Turco,180 – Bela Vista / Cep.: 06080-000

Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

Telefone: 2183-6727 / 2183-6731 / (11) 97550-5812

e-mail: dpsb.sas@osasco.sp.gov.br

Unidade: Centro de Atenção a Terceira Idade – CATI

Nome: Sirlei Mendonça Oliveira
Cargo: Gerente Administrativa
Tel.: (11) 2183-6736 / (11) 93727-1025

Endereço: Rua Dom Ercílio Turco,180 – Bela Vista / Cep.: 06080-000

Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: cati.saps@osasco.sp.gov.br

  • Unidade: Cras Bonança

Nome: Vilta Alves Rodrigues

Cargo: Gerente Administrativa

Tel.: (11) 3654-2912 / (11) 95161-2805

Endereço: Rua Antônio Jacinto Rangon, 45 – Jardim Bonança / Cep.: 06266-280

Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: crasbonanca.sas@osasco.sp.gov.br

*Instalado dentro das dependências do CEU das Artes do Jardim Bonança

  • Unidade: Cras 1º de Maio

Nome: Almerinda Cardoso Machado da Rosa (Nena)

Cargo: Gestora Administrativa

Tel.: Telefone: (11) 3685-0509 / (11) 95446-2354

Endereço: Rua Nelson Mandela, s/nº – Jardim Primeiro de Maio / Cep: 06083-080

Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: admcras1demaio@gmail.com

*Instalado dentro das dependências do CEU das Artes 1º de Maio

  • Unidade: Cras Km 18

Nome: Regina Nogueira da Cunha

Cargo: Gerente Administrativa

Telefone: (11) 3607-1419 / (11) 3607-2346 / (11) 98616-4405

Endereço: Rua Vitório Tafarello, 578, Km 18 / Cep.: 06192-150
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: craskm18.sas@osasco.sp.gov.br

  • Unidade: Cras Munhoz

Nome: Monica de Souza Mariano Santos

Cargo: Gerente Administrativa

Telefone: (11) 3602-0390 / (11) 3656-7570 (11) 98288-1341

Endereço: Rua Vereador Sadamitu Omosako, 112 – Jardim Munhoz Júnior / Cep.: 06240-190
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: crasmunhoz.sas@osasco.sp.gov.br

  • Unidade: CRAS Padroeira

Nome: David Souza Machado

Cargo: Gerente Administrativa

Tel.: (11) 3608-3039 / (11) 97160-7315

Endereço: Avenida Padroeira, s/nº, Jardim Padroeira / Cep.: 06162-215

Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: craspadroeira.sas@osasco.sp.gov.br

  • Unidade: Cras Piratininga

Nome: Fatima Regina Ribeiro

Cargo: Gerente Administrativa

Tel.: (11) 3656-4509 / (11) 96176-8271 / 96513-8085

Endereço:  Rua Martin Afonso, 244, Jardim Piratininga / Cep.: 06233-130
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: craspiratininga.sas@osasco.sp.gov.br

  • Unidade: Cras Rochdale

Nome: Lucimara da Silva Viana

Cargo: Gerente Administrativa

Tel.: (11) 3691-8074 / (11) 96633-5831

Endereço: Rua Águas de Lindóia, 425- Jd. Rochdale / Cep.: 06223-160
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: crasrochdale.sas@osasco.sp.gov.br

  • Unidade: Cras Santo Antônio

Nome: Erlan Severino de Lira

Cargo: Gerente Administrativo

Tel.: (11) 3699-4201 / (11) 3685-1989 / (11) 95428-7679

Endereço: Rua Marte, 50, Jd. Santo Antônio / Cep.: 06132-290

Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: crassantoantonio.sas@osasco.sp.gov.br

  • Unidade: Cras Veloso

Nome: Socorro Silva dos Santos Oliveira

Cargo: Gerente Administrativa

Tel.: (11) 3692-5952 / (11) 3609-8826 / (11) 95953-5452

Endereço:  Avenida Sarah Veloso, 299, Jardim Veloso/ Cep.: 06150-000
Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: crasveloso.adm@gmail.com

  • Unidade: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Vila Yara

Nome: Maria Aparecida Marion de Meira

Cargo: Gerente Administrativa

Tel.: (11) 3654-2897 / (11) 96469-0575

Endereço:  Rua Benedito Soares Fernandes, 7 – V. Yara / Cep.: 06020-070

Horário de Funcionamento:  De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 17h

e-mail: ccfv.sas@osasco.sp.gov.br

DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Análise dos Beneficiários BPC – Pessoas com Deficiência 2021. Baixe aqui

Diretora do Departamento de Proteção Social Especial
Nome: Danielle Silva Bueno
Endereço: R. Dom Ercílio Turco, 180 – Bela Vista

UNIDADES

 

  • CENTRO POP

Cleonice Pereira Cardoso – Gerente Administrativo

Endereço: R. Martins Afonso, 244 – Jardim Piratininga

Telefone: 3599-3480 / 3602-5465 / 94288-6806

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 8h ás 17h

  • CREAS NORTE

Marcia Samartini da Silva – Gerente Administrativo
Endereço: Av. São José, 162 – Vila Ayrosa

Tel: 3599-7716 / 3656-5594 / 94288-9254

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 8h ás 17h

  • CREAS SUL

Tania Aparecida Lima Pessoa – Gerente Administrativo
Endereço: R. Capistrano de Abreu, 274 – Jaguaribe

Tel: 3698-5727 / 3698-6221 / 08007710433 /

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 8h ás 17h

  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO ADULTO CENTRO

Michelle Oliveira Fuiza – Gerente Administrativo

Endereço: R. Dr. Mariano Jatati Marcondes Ferraz, 418 – Centro

Tel: 3656 2543 /

Horário de Funcionamento: 24h

  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO ADULTO ROCHDALE FEMININO E FAMÍLIA

Osmar Ferreira Silva – Gerente Administrativo

Endereço: Rua Belo Horizonte, 87 Rochdalle

Tel: 3654 1996

Horário de Funcionamento: 24h

  • SERVIÇO DE ACOLHIMENTO ADULTO ROCHDALE MASCULINO

Rosmay Aparecida Biazzotti Silva – Gerente Administrativo

Endereço: Rua Belo Horizonte, 87 Rochdalle

Tel: 3654-2869 /

Horário de Funcionamento: 24h

  • ULPI – UNIDADE DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSO

Fernanda Venâncio Cesar – Gerente Administrativo

Endereço: R. Joaquim Félix Ribeiro, 831 – Vila Yolanda

Tel: 3605-9531 /

Horário de Funcionamento: 24h

  • CASA VIDA NOVA

Juliane Cristine de Lima – Gerente Administrativo
Telefone: 3681-2819 / 3682-2550

  • CASA JUVENTUDE

Inácio Barbosa Duarte – Gerente Administrativo
Telefone: 3682-0481 / 3682-5248

  • CASA DOCELAR

Patricia Guizon Petroni Silva – Gerente Administrativo

Telefone: 3694 – 6828

  • CASA NOVA ESPERANÇA

Tania Regina dos Santos – Gerente Administrativo
Telefone: 3609-6899 /

  • DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO SUAS

Diretora: Eliana Monteiro

Texto adicionais

CREAS

Objetiva acolher pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto sustento. O público atendido é adulto, de ambos os sexos que estejam enfrentando situações citadas acima. A característica desse serviço é auto-gestão e os encaminhamentos se dão pela avaliação técnica do CREAS POP.

ALBERGUE

Objetiva acolher temporariamente, pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto sustento. O atendido é adulto, de ambos os sexos que estejam enfrentando situações citadas acima. A porta de entrada é pelo serviço de abordagem social de rua, procura espontânea, encaminhamentos da rede socioassistencial.

CASAS

Serviço de acolhimento provisório, excepcional para crianças e adolescentes, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Esse serviço caracteriza-se por Casa de Passagem; é intermediário entre avaliação técnica (SAPS, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar), para as definições dos encaminhamentos. Destina-se a crianças e adolescentes, do sexo feminino ou masculino de 06 a 17anos e 11. As crianças e adolescentes acolhidos neste equipamento são encaminhadas, necessariamente, pela Vara da Infância e Juventude – VIJ e pelo Conselho Tutelar – CT.

OPERAÇÃO INVERNO E FRENTES FRIAS 2022

Acesse aqui a apresentação

Acesse aqui o relatório

COMO FUNCIONA
O Serviço consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas por um período indeterminado, bebês, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social. Trata-se de uma política pública que garante o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes separados de suas famílias, até sua reintegração familiar ou adoção.

Família Acolhedora é um trabalho voluntário. Entretanto, enquanto estiver com a criança, a família recebe uma bolsa auxílio no valor aproximado de um salário mínimo para auxiliar nas despesas da criança acolhida.

QUEM PODE SE CADASTRAR
Para se cadastrar você precisa: morar em Osasco ou municípios vizinhos; ter mais de 25 anos; não ter interesse em adoção; estar em boas condições de saúde física e mental; ter a concordância de todos os membros da família; ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço; ter uma fonte de renda além da bolsa auxílio; não estar respondendo a nenhum processo criminal ou relacionado à infância e juventude.

COMO PARTICIPAR
Se você tem interesse em Participar, 
A pessoa interessada em participar como voluntário não precisa ser casada. No entanto, é necessário que tenha uma rede de apoio familiar, como pais ou irmãos, para que a criança seja assistida 24 horas por dia. O interessado não pode estar inscrito em programas de adoção. A família acolhedora tem apenas a guarda provisória do jovem e, em casos de viagem com o mesmo, por exemplo, tem de solicitar autorização do juiz.

Cadastre-se no site oficial http://www.familiacanguru.osasco.sp.gov.br/
Mais informações nos telefones (11) 2183-6723 / (11) 99689-6568
E-mail para: familiacanguru.sas@osasco.sp.gov.br

CARTA DE SERVIÇOS DA FAMÍLIA ACOLHEDORA

Acesse aqui

Baixe aqui o Requerimento da Carteira de Identificação do Autista

Baixe aqui o Relatório da Situação de Crianças e Adolescentes do Município de Osasco

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI

O município de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem trabalhado para combater o trabalho infantil.
Contribua denunciando situações de exploração infantil. Disque 100 ou 156 (156 ou 3651-7080). O atendimento é sigiloso e gratuito e funciona 24h/dia, sete dias da semana.

Ficha de Identificação do Programa de Erradicação de Combate ao Trabalho Infantil

Baixe aqui

Acesse aqui os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal

Endereço: Rua Dom Ercílio Turco , 180 – Vila Osasco

Contato: (11) 2183-6711  ou (11) 2183-6700

E-mail: gabinete.sas@osasco.sp.gov.br

 

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