SECRETARIA DE CULTURA

icones-site-osasco-cultura
paulo-samba-de-rua-secretaria-da-cultura

Titular: Paulo José Santos Magalhães

Paulinho Samba de Rua, como é conhecido, é dançarino há 20 anos. Profissional de Educação Física, é grande entusiasta da dança de salão em Osasco, cidade onde possui longa experiência na área cultural e esportiva.

Seu apelido Samba de Rua, já incorporado ao nome, surgiu na fase adulta quando, ao lado de sua esposa Zuleide, fazia apresentações, trazendo um estilo único de dançar samba-pagode, aprendido nas rodas de samba.

Em sua vida pública atuou como diretor do Departamento de Esporte Participativo; integrou a organização e coordenação geral dos Jogos Universitários e o Projeto Impacto Recreação e Lazer; foi técnico da competição de Dança de Salão da Terceira Idade JORI E Fejati (2015), e um dos idealizadores de eventos como a comemoração do Dia Mundial da Dança em Osasco, Mostra da Academia de Artes Marciais, entre outros.

Secretário Adjunto: Everton Thiago Damasceno de Oliveira

Atribuições:

– Promover a cultura na cidade e estabelecer uma política cultural que norteia as ações dos artistas e produtores da cidade

– Inserir Osasco no roteiro cultural paulista

– Amplia o acesso à cultura, levando aos bairros, principalmente aos da periferia, manifestações e expressões artístico-culturais

– Divulga o trabalho dos artistas e produtores osasquenses, dando-lhes a oportunidade de expor seus trabalhos e oferecendo-lhes espaços para a manifestação de suas habilidades artísticas

– Revela novos talentos e oferece a eles oportunidade de desenvolverem suas habilidades potenciais. Este trabalho é focado, principalmente, nos meios mais carentes, antes sem acesso às atividades culturais.

Objetivo Geral da gestão da Secretaria da Cultura de Osasco

Formular e implementar políticas públicas visando a excelência na preservação do patrimônio cultural, no estímulo a produção artística e na garantia de acesso aos bens culturais para a população de Osasco em toda a sua diversidade.

Princípios da Secretaria da Cultura

Democratização, participação cidadã, transparência e publicidade, ética e moralidade, eficiência,inter-setorialidade, transversalidade, impessoalidade, legalidade,solidariedade, urbanidade, respeito, alegria, hospitalidade, dinâmica,versatilidade, pontualidade e assiduidade, economicidade, pluralidade,excelência, eficácia, humildade, franqueza e lealdade.

 

Diretrizes da Secretaria da Cultura

– Democratizar as ações da Secretaria, levando em conta a participação da sociedade civil nas decisões acerca das atividades culturais da cidade.

– Descentralizar as ações da Secretaria, propiciando inclusão social e conhecimento.

– Estabelecer diálogo permanente com os movimentos artísticos, culturais e sociais

– Elaborar política de fomento a economia da cultura na perspectiva da organização, formalização,legalização de empreendimentos artísticos, assim como no estímulo da criação e consumo de bens artístico-culturais.

– Buscar excelência nas ações artístico-culturais e da secretaria como um todo

– Resgatar a cultura popular e contribuir com a construção da identidade cultural da cidade, através das ações desenvolvidas pela secretaria

– Garantir o registro e dar publicidade às manifestações culturais da cidade e às ações desenvolvidas pela secretaria

– Garantir o registro e dar publicidade aos atos administrativos da secretaria.

 

S e c r e t a r ia   d a  C u l t u r a

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km18
CEP: 06194-025 – Tel.: (11) 2182-1180

Não há nenhum projeto com data pré fixada e os programas estão em revisão para a retomada cultural.

BIBLIOTECA PÚBLICA MONTEIRO LOBATO – CENTRAL

Av. Marechal Rondon, 260 – Centro

Fones: 3685-1648 / 3682-2711

Atendimento ao Público: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

· Serviços – Telecentro (acesso gratuito à Internet, por 45 minutos, com agendamento). Revistas e jornais para leitura. Hemeroteca com encartes de revistas e recortes de jornais, organizados em pastas temáticas. Mangateca, acervo Oriental, acervo em Braile, para consulta.

· Empréstimo de Livros – Para moradores de Osasco e funcionários da P.M.O, mediante cadastro. Documentos exigidos para cadastro : 1 foto 3×4 recente, RG e comprovante de residência; funcionários devem apresentar Carteira Funcional; menores de 16 anos devem trazer Declaração de Responsabilidade assinada pelo responsável. Podem ser emprestados até 2 obras, por um período de 2 semanas, que pode ser prorrogado por igual período. Obras em Braile podem ser emprestadas para pessoas cadastradas e com deficiência visual.

· Extensão Cultural – Programação Cultural Mensal com exposições, palestras, círculos de cultura, cursos e oficinas organizados pela BPML ou por terceiros(*), no Auditório e no Salão Multiuso. Atividades com declaração de horas para estágios culturais ou atividades acadêmico-científico-culturais. Visitas monitoradas com contação de histórias para grupos, escolas de educação infantil, do ensino fundamental, ensino médio, EJA, organizações não governamentais. Direcionamento de pesquisas em parceria com professores de escolas públicas e particulares. É necessário agendar atendimento junto ao setor de Extensão Cultural, de segunda a sexta-feira.

· A Biblioteca possui ainda um auditório com capacidade para 80 pessoas, um Salão Multiuso para exposições de arte e instalações.

Obs: Fechada ao público no momento

BIBLIOTECA MUNICIPAL HEITOR SINEGAGLIA – ZONA SUL

Além dos espaços destinados a leitura, pesquisas e estudos, dispõe de um hall para realização de exposições e eventos diversos, saraus, contação de histórias e outras atividades realizadas.

Endereço: Praça Sabanta n°98 – Olaria do Nino

Inscrição: Documento com foto e comprovante de endereço. Confirmar

Horário de atendimento: 08h00 às 17h00

Equipamento fechado para visita ao público devido reforma

Centro de Eventos Pedro Bortolosso / Secretaria da Cultura

Local destinado para eventos de médio e grande porte, como: feiras, show musicais, festas, Formatura, Casamento, Convenções, Palestras, Espetáculos, festas corporativas entre outros.

Telefone: 2182-1180

E-mail: centrodeeventos@osasco.sp.gov.br

Endereço: Avenida Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Para locação: Produtores Culturais e demais interessados na locação, deverão dirigir-se a unidade portanto documento com foto e a solicitação de utilização do espaço através de Ofício, contendo todas informações sobre o evento que será realizado.

Horário de atendimento: 8h às 17h

Taxa: a combinar.

Secretaria da Cultura – Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Centro de Eventos Pedro Bortolosso – Equipamento fechado para visita ao público devido reforma

Escola de Artes César Antonio Salvi

Complexo de formação artística criado em 1967 pelo artista plástico Joel de Godoy. Abrange as áreas da música (violão popular e erudito, canto coral, técnica vocal e teoria musical), dança (ballet, dança contemporânea e dança do ventre), artes cênicas (iniciação ao teatro e iniciação a linguagem clown) e artes visuais (desenho, caricatura, introdução à pintura e à escultura, xilogravura, história da arte, ateliê avançado e artesanato). Oferece cursos totalmente gratuitos, semestrais e anuais. Conta ainda com uma sala de espetáculos, o Teatro Nivaldo Santana, com 130 lugares.

R. Tenente Avelar Pires, de Azevedo, 360 – Centro

Fone: 3682-5955

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h

Teatro Nivaldo Fidelis de Santana – “Escola de Artes César Antonio Salvi”

Local abriga as apresentações de seus alunos e docentes, bem como produções artísticas.

A utilização do Teatro Nivaldo Fidelis de Santana se dá através de Edital de Utilização, elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura conforme lei e decreto de regulamentação do uso.

Telefones: 3682-5955 e 3699-1490

E-mail: escoladeartes@osasco.sp.gov.br

Endereço: Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360 – Osasco – Centro

Taxa: As cobranças de taxa de utilização seguem o Decreto Municipal que estabelece o valor em UFMO (taxa de medida estipulada anualmente pelo governo municipal) de acordo com atividade e horário de ocupação.

Horário de atendimento: 8h às 22h

Espaço Cultural Grande Otelo

Um dos mais completos espaços para eventos culturais da Região Oeste. Dotado de moderna infraestrutura, tem capacidade para 126 espectadores e todos os recursos para espetáculos de teatro, música, dança e exibição de filmes.

Edificação em reforma completa, em andamento com requalificação para atividades de cinema, artes cênicas e eventos diversos.

R. Dimitri Sensaud de Lavaud, 100 – Vila Campesina

Fone: 3699-5618

Equipamento fechado para visita ao público devido reforma

Museu Dimitri Sensaud de Lavaud

O chalé em estilo europeu, construído pelo banqueiro Giovanni Brícola, abriga o Museu de Osasco. Na casa também morou o inventor Dimitri Sensaud de Lavaud, que, em 1910, construiu um aeroplano e realizou o primeiro vôo na América do Sul, em Osasco. No acervo do museu estão documentos, obras de arte, fotos, livros e objetos que mantêm viva a história da cidade.

Av. dos Autonomistas, 4001 – Jardim Alvorada

Fone: 3654-3108

Equipamento fechado para visita ao público devido processo de restauro

Teatro Municipal de Osasco

O mais moderno teatro da região tem capacidade para 410 espectadores. Além de espetáculos de teatro e música, abriga importantes eventos como festivais de dança e artes cênicas.

Av. dos Autonomistas, 1533 – Vila Campesina

Fone: 3685-9596

A utilização do espaço se dá através de edital de utilização, elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura conforme lei e decreto de regulamentação do uso.

Taxa: As cobranças de taxa de utilização seguem o Decreto Municipal que estabelece o valor em UFMO (taxa de medida estipulada anualmente pelo governo municipal) de acordo com atividade e horário de ocupação.

Horário de atendimento: 8h às 17h

Equipamento fechado para visita ao público devido reforma

Centro Cultural e Esportivo Portal do D’ Oeste

Programas e ações culturais, práticas esportivas, lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho.

Endereço: Rua Dr. Miguel Campos Junior s/n – Portal D´Oeste

Inscrição: Documento com foto e comprovante de endereço.

Horário de atendimento: 8h às 17h

Obs: Em reforma

Centro Cultural Vicentina

Rua Antônio Russo, 531 – Jd Roberta

Fone: 3655-0379

Equipamento fechado para visita ao público devido reforma

CEU das Artes Yolanda Aparecida Avelino Ribeiro

O projeto CEU DAS ARTES, tem o objetivo de que um único equipamento público, integrando, no mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas, lazer, formação, qualificação para o mercado de trabalho e serviços socioassistenciais. Além de políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para que possa promover a cidadania e a efetivação de direitos individuais e coletivos, em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Telefone: (11) 3656-1941

Endereço: Rua Antônio Jacinto Rangon n°45 – Jd. Bonança

Horário de atendimento: 8h às 21h

CEU das Artes Camila da Silva Rossafa

O projeto CEU DAS ARTES, tem o objetivo de que um único equipamento público, integrando, no mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas, lazer, formação, qualificação para o mercado de trabalho e serviços socioassistenciais. Além de políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para que possa promover a cidadania e a efetivação de direitos individuais e coletivos, em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

Telefone: (11) 2670-7019

Endereço: Rua Nelson Mandela, s/n – Jardim 1º de Maio

Horário de atendimento:8h às 21h

Dia 27 de março das 10 às 17h – Estação Cultural Osasco

Local : Conjunto Habitacional Lindolfo Colllor- Rua Pardinho 298

Dia 24 de abril das 10 às 17h – Estação Cultural Osasco

Local : Av. dos trabalhadores, altura do N°48 ( Arena Conceição ) Jd. Conceição

Dia 14 e 15 de maio – Emcena Brasil

Local : Jardim Rochdalle

Dia mundial da dança – Mês de maio

Semana do Hip Hop – Mês de maio

Semana do Rock – Mês de Julho

Canto de Julho – Mês de Julho

Circuito de Teatro – Mês de agosto

Orquestras – Mês de agosto

Projeto Guri

Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. É um empreendimento sociocultural que consiste na socialização através da música, visando à formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais na faixa etária de 8 a 18 anos, as terças e quintas-feiras.

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Fone: 3684-0064

Atendimento de terça e quinta

Núcleo Sebastian

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Osasco e o bailarino Sebastian, garoto propaganda da rede de lojas C&A. Voltado à crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, tem na dança o elemento propulsor para o desenvolvimento artístico e sociocultural dos participantes.

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18

Fone: (11) 4193-6392

Acesse aqui os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal

Endereço: Avenida Visc. de Nova Granada, 513

Contato: (11) 2183-6199

E-mail: expediente.sc@osasco.sp.gov.br

Pular para o conteúdo